BULLYING COMO FATOR DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE DEPRESSÃO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (PSICOLOGIA)

Laylla Duarte, Luana Santos, Giselda Jordão

Resumo


O bullying é um comportamento agressivo, intencional e repetitivo, que vem se tornando uma preocupação crescente nas escolas, especialmente entre alunos do ensino fundamental. Ele pode se manifestar de diversas formas, como agressão física, verbal, emocional e cibernética (ciberbullying). Está diretamente ligado ao desenvolvimento de depressão em adolescentes, que podem apresentar sintomas como tristeza profunda, baixo rendimento escolar e isolamento social. O estresse emocional causado pelo bullying pode prejudicar ainda mais a saúde mental, aumentando a sensação de vulnerabilidade e inutilidade. Este artigo teve por objetivo investigar como a exposição ao bullying pode contribuir para o desenvolvimento de depressão em alunos do ensino fundamental, e qual o papel do psicólogo na prevenção e intervenção desse transtorno. O presente estudo fundamentou-se a partir de uma revisão bibliográfica, buscando reunir artigos que abordassem o bullying e depressão, tratando especificamente a relação entre estes dois fenômenos e o papel do psicólogo escolar. Os critérios de inclusão foram a priorização de fontes publicadas entre 2002 e 2024, estudos que abordassem a relação entre bullying, depressão e o papel do psicólogo escolar. O referencial teórico está estruturado em quatro capítulos. Palavras-Chave: “Bullying na adolescência” “Adolescência e depressão” “Psicologia escolar”.

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Referências


MARINI, Elaine. Psicologia escolar: uma reflexão sobre a educação: orientação para pais e educadores. São Paulo, Vetor, 2012.

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