ADOLESCÊNCIA E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: OUTRAS FORMAS DE EXCLUSÃO NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA?
Resumo
Este trabalho objetiva relatar uma experiência clínica, no contexto psicopedagógico, por meio de narrativas de um adolescente de 15 anos, com dificuldades de aprendizagem, além de discutir e refletir a prática de comportamentos e atitudes de exclusão instigados pela escola e pela família. O relato de experiência ilustra as falas e os sentimentos, profundamente vivenciados por este adolescente. Traça uma articulação do referencial da teoria familiar sistêmica com a abordagem de psicoterapia dinâmica breve, os saberes do processo de inclusão social e escolar, com finalidade de esclarecer, refletir e indagar a ocorrência de práticas de exclusão, em contexto escolar e familiar. A pesquisa, de caráter qualitativo, torna a técnica de narrativas uma inspiração fenomenológica e existencial. Aponta como resultado um quadro de baixo rendimento escolar, com características de dificuldades de aprendizagem e esfacelamento dos vínculos familiares.
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