ATUAÇÃO DO PROFESSOR JUNTO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FORMAÇÃO MERCADOLÓGICA OU HUMANISTA?

Alessandra Marques Costa Servo Rocha

Resumo


A inclusão escolar das pessoas com deficiência ainda é um processo em construção, cercado por barreiras culturais e sociais e que muitas vezes apenas atende à demanda de formação de mão de obra imposta pelo mercado capitalista. Este artigo traz uma reflexão sobre a atuação pedagógica do professor diante das possibilidades formativas do aluno com deficiência. Realizou-se um breve ensaio  bibliográfico  de três publicações, sendo, respectivamente, dois livros e um artigo: a) Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? (MANTOAN, 2015); b) Pedagogia do Oprimido (FREIRE, 1996); c) Pedagogia Dialógica para Democratizar a Educação Superior (VASCONCELOS; GOMES, 2016). Cabe destacar que os autores fazem parte do mundo da docência, pensando e atuando como professores, com raízes numa formação humanista que perpassa diferentes áreas, como a filosofia, sociologia, e pedagogia. Para a realização da análise proposta, tomaram-se alguns questionamentos  sobre a educação inclusiva,  os quais  assumiram contornos nítidos de uma única pergunta: como os professores, independentemente do nível de ensino em que atuam, podem superar a reprodução da ótica materialista em sua prática pedagógica e converter a educação da pessoa com deficiência em um processo de formação humanista? A análise dos textos selecionados demonstrou que o repertório axiológico docente e as suas decorrentes ações são decisórios para a formação do aluno. Ademais, este estudo concluiu que a presença ou a ausência de dialogicidade na prática educativa do professor é um fator determinante da natureza da formação oferecida ao aluno com deficiência.


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