CONTRIBUIÇÕES DA TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA LEITURA: UM CONVITE À FORMAÇÃO LEITORA COMO PRÁTICA DE INCLUSÃO SOCIAL
Resumo
Os indicadores de aprendizado da leitura no Brasil têm apresentado dados alarmantes conforme os resultados do Programme for InternationalStudentAssessment (PISA) – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA 2015. Em virtude disso, entende-se a urgência de uma abordagem de ensino de leitura instrumentalizada pela complexidade dos saberes envolvidos em sua aprendizagem como prática de inclusão social. Destarte, aponta-se um aporte na teoria da transdisciplinaridade (NICOLESCU, 1999) visando aberturas de percursos para desdobramentos da questão pontuada pelos resultados do PISA no tangente aos indicadores da leitura no Brasil. Faz-se uma breve revisão de literatura de cunho exploratório descritiva. Pelo tecido dela culminante, oferecem-se reflexões para se pensar um ensino da leitura alimentado pela compreensão dos gêneros literários e da esfera pessoal, extrapolando-se os limites da arte e dos gêneros da vida pessoal para os gêneros textuais da vida funcional, portanto, como prática de inclusão social.
Palavras-chave: Leitura; Inclusão social; Transdisciplinaridade.
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