DESAFIOS DOS ESTUDOS “ESTADO DA ARTE”: ESTRATÉGIAS DE PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
Os estudos do estado da arte permitem sistematizar um determinado campo do conhecimento,
mapear e reconhecer as produções, identificando temáticas e abordagens dominantes e
emergentes, bem como lacunas e campos inexplorados abertos à pesquisa, num recorte temporal
definido. Este artigo apresenta caminhos percorridos por acadêmicas de doutorado do Programa
de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) na
produção do estado da arte de cada uma das temáticas a serem desenvolvidas em suas teses. Nos
resultados, discutimos diferentes estratégias adotadas, possibilidades e desafios deste tipo de
estudo, destacando aspectos como: a delimitação do olhar face ao grande número de trabalhos
realizados e publicados, o estabelecimento de metas e categorias de análise, a relatividade e a
incompletude inerente às pesquisas desse cunho.
mapear e reconhecer as produções, identificando temáticas e abordagens dominantes e
emergentes, bem como lacunas e campos inexplorados abertos à pesquisa, num recorte temporal
definido. Este artigo apresenta caminhos percorridos por acadêmicas de doutorado do Programa
de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) na
produção do estado da arte de cada uma das temáticas a serem desenvolvidas em suas teses. Nos
resultados, discutimos diferentes estratégias adotadas, possibilidades e desafios deste tipo de
estudo, destacando aspectos como: a delimitação do olhar face ao grande número de trabalhos
realizados e publicados, o estabelecimento de metas e categorias de análise, a relatividade e a
incompletude inerente às pesquisas desse cunho.
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