ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICÁCIA ENTRE DOIS SISTEMAS DE CONTROLE APLICADOS À RASTREADORES SOLARES
Resumo
A sociedade atual é extremamente dependente de energia elétrica, 65,9 % dessa demanda é abastecida através da queima de combustíveis fósseis (EPE, 2017), que comprovadamente contribuem para o aquecimento global e outros impactos ambientais, uma solução para este problema este problema está na implementação de usinas fotovoltaicas, um das dificuldades que ainda existem hoje é a baixa eficiência dessas placas, associado ao alto custo de aquisição. A implementação de um rastreador solar pode aumentar a eficiência da placa fotovoltaica em até 57 % (FRONTIN, JUNIOR, et. al., 2017). Este trabalho tem como objetivo comparar dois sistemas de controle aplicado em rastreadores solar, o primeiro é baseado no microcontrolador Arduino, e o segundo se utiliza da eletrônica digital dos amplificadores operacionais e elementos passivos da eletrônica analógica. Ao final deste trabalho foi verificado que o protótipo baseado na eletrônica digital obteve a melhor relação de custo-benefício, com uma eficiência equivalente ao protótipo que utilizou o Arduino e com um custo muito inferior.
Texto completo:
PDFReferências
BOYLESTAD, R. L.; NASHELSKY,. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 11ª. ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2013.
EPE. Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2017. 2017 Statistical Yearbook of Electricity, Rio de Janeiro, 2017.
FERNANDES , N. A. C. ANÁLISE DE RASTREADORES FOTOVOLTAICOS APLICADOS A SISTEMAS DE CARREGAMENTO DE BATERIAS BASEADO NO CONVERSOR BUCK. UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA , Viçosa, 5 dezembro 2016.
FRONTIN, S. D. O. et. al. Usina Fotovoltaica Jaíba Solar - Planejamento e Engenharia. 1ª. ed. Brasília: Teixeira Gráfica e Editora LTDA, v. I, 2017.
TREVELIN, F. C.; GESUALDO, E. Estudo Comparativo Entre Eétodos de Rastreamento Solar Aplicados a Sistemas Fotovoltaicos. Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos, São Carlos, 2014.
USINAINFO. Usinainfo, 2018. Disponivel em: . Acesso em: 08 novembro 2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2596-1284
Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4