Reuso de containers como alternativa sustentável na Construção Civil

Ana Clara Vieira PEDROSA, José Luiz Fernandes, Andréa Sousa da Cunha FERNANDES

Resumo


O termo sustentabilidade está presente em todos os setores da indústria, mas principalmente no setor da construção civil, uma vez que este setor é responsável por grande parte da emissão de Carbono e de gases do efeito estufa na atmosfera e, por isso, a necessidade de projetar e construir pensando no meio ambiente se torna cada vez mais necessário. Inúmeros casos de reutilização dos containers na arquitetura mostram viabilidade em termos estruturais e econômicos. Contudo, para que possam ser reutilizados torna-se necessário assegurar as condições mínimas de conforto e habitabilidade em seu interior. Pesquisas vêm sendo desenvolvidas no aprofundamento destes aspectos e requisitos. Garrido (2011) analisa as ações que devem ser realizadas para tornar habitáveis as edificações feitas com containers (CARBONARI, 2013). Mesmo que seja pouco explorada esse tipo de arquitetura, as habitações com container experimentam um crescente desenvolvimento e consolidação que é o resultado de grandes soluções construtivas que atendem ao conforto do usuário e possuem um baixo custo, com uma economia em torno de 35%, se comparada a uma construção tradicional, inclusive na etapa de fundação, que, no caso dos containers, exige uma intervenção bem menos invasiva no terreno (CARBONARI, 2013). É muito importante ressaltar que a habitação com container de uma forma geral dura o tempo suficiente para acolher, por até três gerações, dessa forma o projeto deve ser pensado e a manutenção deve ser mantida de forma que cubra as necessidades das pessoas que ali habitam e daquelas que poderão vir a habitar (SANTOS, 2010).


Texto completo:

PDF

Referências


CARBONARI, Luana Toralles; KÄFER, Taline; BARTH, Fernando. Reutilização de contêineres marítimos em habitações em Florianópolis. ENTECA 2013 - IX Encontro Tecnológico da Engenharia Civil e Arquitetura. 2013.

GARRIDO, Louis de. Sustentainable Architecture Containers. Ed. Morisa, 2011. SANTOS, T. P. R. dos; FREIRE, M. E. F. Qualificação das Condições de Habitabilidade e do Espaço Público: Condicionantes na Qualidade de Vida da População. Pluris, 2010.

SUSTENTARQUI. Construção em contêiner: vantagens e desvantagens. Disponível em: Acesso em: 21 de julho de 2018.

DE ABREU, Diego Araújo; RODRIGUES, Lucas Tiveron. Viabilidade do reuso de contêiner marítimo para habitação. Disponível em: Acesso em: 21 de julho de 2018.

º CONGRESSO SUL-AMERICANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUSTENTABILIDADE. Reutilização de containers marítimos na construção de residências: benefícios no consumo dos recursos e geração de resíduos sólidos. Disponível em: Acesso em: 23 de julho de 2018.

AECWEB. Container é estrutura sustentável e econômica para construção civil. Disponível em: Acesso em 04 de agosto de 2018.

O GLOBO. Dos mares à terra firme: contêineres chineses viram moda nos negócios. Disponível em: Acesso em 07 de agosto de 2018.

MALHA. Coworking. Disponível em: Acesso em 11 de agosto de 2018.

DRAFT. A malha, no Rio, surge como uma alternativo de futuro para a moda: "o justo é o novo preto". Disponível em: Acesso em 11 de agosto de 2018.

LADO B. Alternativa mais barata, a arquitetura de container tem mesmo qualidade? Disponível em: Acesso em 11 de agosto de 2018.

AGUIRRE, Lina de Moraes; OLIVEIRA, Juliano; BRITTO CORREA, Celina. Habitando o container. USP 2008. Disponível em: Acesso em 14 de agosto de 2018.

SHIPPING AND FREIGHT RESOURCE. How strong is your container floorboard? Disponível em: Acesso em 17 de agosto de 2018.

SANTOS FREIRE, Rafael; GAMA PEREIRA, Wanderson. Reaproveitamento de containers de transportes de mercadorias para construção de casas. Anápolis/GO 2018. Disponível em: Acesso em 17 de agosto de 2018.

RENTCON. Como construir uma casa container - Parte II. Disponível em: Acesso em 17 de agosto de 2018.

VALE NEWS. Arquitetura inaugura casa de contêiner no Vale do Paraíba, mais sustentável, prática e econômica. Disponível em: Acesso em 17 de agosto de 2018.

CORREIO BRAZILIENSE. Construções com o uso de contêineres viram tendência no Brasil. Disponível em: Acesso em 19 de agosto de 2018.

MINHA CASA CONTAINER. Diversidade na construção utilizando container. Disponível em: Acesso em 22 de agosto de 2018.

MINHA CASA CONTAINER. Projeto de moradia estudantil em container. Disponível em: Acesso em 22 de agosto de 2018.

MY CONTAINER HOME. Isolamento térmico. Disponível em: Acesso em 24 de agosto de 2018.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 8039: projeto e execução de telhados com telhas cerâmicas tipo francesas - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1983. Disponível em: Acesso em 24 de agosto de 2018.

CARBONARI, Luana Toralles. Reutilização de contêineres ISO na arquitetura: aspectos projetuais, construtivos e normativos do desempenho térmico em edificações no Sul do Brasil. 2015. 196f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: Acesso em 24 de agosto de 2018.

CONRESOL. Reutilização de containers marítimos na construção de residências: benefícios no consumo dos recursos e geração de resíduos sólidos. Disponível em: Acesso em 26 de agosto de 2018.

ANARRITA BUENO BUORO, Rita Guedes. Reuso de containers marítimos na construção civil. Disponível em: Acesso em 26 de agosto de 2018.

DE LIMA, Luiz Felipe; DE JESUS SILVA, José Wilson. A substituição de casas populares de alvenaria, feitas pelo governo federal, por casas containers: uma medida possível. Disponível em: < http://publicacoes.fatea.br/index.php/janus/article/viewArticle/1547> Acesso em 26 de agosto de 2018.

DE ARAÚJO NUNES, Matheus; DA SILVA SOBRINHO JUNIOR, Antônio. Utilização de contêineres na construção civil: estudos de caso.

Disponível em: Acesso em 26 de agosto de 2018.

IMED. Uso de containers na construção civil: viabilidade construtiva e percepção dos moradores de Passo Fundo-RS. Disponível em: Acesso em 26 de agosto de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4