FUNDAMENTOS PRÁXICOS DA PROPOSTA FREIREANA DE EDUCAÇÃO E VIDA: INDICAÇÕES PRÁXICAS, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO GENPEX/FE/UNB-CEDEP
Resumo
O texto apresenta indicações “práxicas” inspiradas em Paulo Freire, em um exercício hermenêutico do que se pode denominar proposta paulofreireana de educação-vida. Sua base material se fundamenta na práxis desenvolvida pelo Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos FilosóficosHistóricos e Culturais da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (GENPEX/FE/UnB) e Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá-ItapoãCEDEP. Evidencia-se uma educação-vida focadas em relações sociais de convivência amorosa-acolhimento mútuos, numa dialogia-dialética de simultaneidade de aprendizagem-desenvolvimento humano, em nível de comunidade/sociedade. Isto proporciona a constituição de sujeitos amorosos, políticos e epistemológicos, individuais-coletivos, em que o ato de amar e ser amado permeia o exercício de um poder micro/macro e elaboração de um saber que, em suas naturezas, são transformação/emancipação/libertação da classe trabalhadora.
Palavras-Chave: Paulo Freire. Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores. Desenvolvimento Humano.
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