FUNDAMENTOS PRÁXICOS DA PROPOSTA FREIREANA DE EDUCAÇÃO E VIDA: INDICAÇÕES PRÁXICAS, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO GENPEX/FE/UNB-CEDEP

Maria Clarisse Vieira, Marli Vieira Lins de Assis, Renato Hilário dos Reis

Resumo


O texto apresenta indicações “práxicas” inspiradas em Paulo Freire, em um exercício hermenêutico do que se pode denominar proposta paulofreireana de educação-vida. Sua base material se fundamenta na práxis desenvolvida pelo Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos FilosóficosHistóricos e Culturais da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (GENPEX/FE/UnB) e Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá-ItapoãCEDEP. Evidencia-se uma educação-vida focadas em relações sociais de convivência amorosa-acolhimento mútuos, numa dialogia-dialética de simultaneidade de aprendizagem-desenvolvimento humano, em nível de comunidade/sociedade. Isto proporciona a constituição de sujeitos amorosos, políticos e epistemológicos, individuais-coletivos, em que o ato de amar e ser amado permeia o exercício de um poder micro/macro e elaboração de um saber que, em suas naturezas, são transformação/emancipação/libertação da classe trabalhadora.

Palavras-Chave: Paulo Freire. Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores. Desenvolvimento Humano.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS, Marli Vieira Lins de. Letramentos e identidades sociais: uma proposta

etnográfica crítica de leitura e de escrita para (e com) os moradores do Pôr do Sol

(Ceilândia – DF). 2018. 293 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) —Universidade de

Brasília, Brasília, 2018.

BAKHTIN, Mikhailovitch. Estética da Criação Verbal. São Paulo. Editora WMF

Martins Fontes, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.

São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. A Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São

Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 64ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e

Terra, 2017.

FREIRE, P.; ARAÚJO, Ana Maria. A Pedagogia dos Sonhos Possíveis. Paz e

Terra, 2001.

PINO, Angel. O social e o cultural na obra de Vygotsky. Educação e Sociedade.

Campinas, ano XXI, n. 71, jul. 2000, p. 45-78.

REIS, Renato Hilário dos. “A Constituição do Sujeito Político, Epistemológico e

Amoroso na Alfabetização de Jovens e Adultos”. Tese (Doutorado em

Educação). Faculdade de Educação. Universidade de Campinas. 2000.

REIS, Renato Hilário dos. A Constituição do Ser Humano: amor, poder, saber na

educação/alfabetização de jovens e adultos. Campinas, Autores Associados, 2011.

VIEIRA, Maria Clarisse. REIS, Renato. H. dos; SOBRAL, Julieta Borges L.

Educação de jovens e adultos como ato de amor, poder e saber: os desafios do

Genpex. Brasília: Fundação Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de

Graduação, 2015.

VILAR, Joelma Carvalho; ALMEIDA, Sheyla Gomes de; PEDERIVA, Patrícia Marins

Lima (orgs.). Leituras Freireanas: Diálogos que permanecem. São Carlos: Pedro &

João Editores, 2020.

VYGOTSKY, L. S. The Socialist Alteration of Man. In: VEER, Renée Van Deer &

VALSINER, Jaan. The Vygotsky Reader. Oxford, Blackwell, 1994m p.175-184.

VYGOTSKY, L. S. Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade. Campinas, ano

XXI, n. 71, jul. 2000, p. 21-44.

VYGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo.

Martins Fontes. 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

                  "Não há saber mais ou saber menos; há saberes diferentes".


                                                                                         Paulo Freire

 

 

Número de Acessos

contador gratuito de visitas