COMO REALIZAR UMA EDUCAÇÃO PARA A PRÁTICA DA LIBERDADE? Colheita de uma prática pedagógica no MOVA São Carlos

Débora Camargo, Sandra Martello

Resumo


Relatamos, suscintamente, o desenvolvimento de uma prática pedagógica do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos realizada pelo – MOVA-São Carlos-(SP), por meio de uma atividade intitulada “Projeto Cartas”, idealizada em 2019, e aplicada, posteriormente, como prática permanente em outros núcleos de alfabetização do Movimento. Trata-se de um movimento que objetivou garantir o lugar de fala de educandas e educandos em processo de alfabetização e pós alfabetização. Este relato brindará a(ao) amigo leitor(a) com uma Carta Pedagógica pensada, redigida e elaborada por uma educanda do núcleo sede do MOVA-São Carlos, materializando as teorias apreendidas com os diálogos em torno da obra Educação como prática de liberdade (FREIRE, 1967).


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                  "Não há saber mais ou saber menos; há saberes diferentes".


                                                                                         Paulo Freire

 

 

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