CPC/PME EM EMPRESA DE PEQUENO PORTE: um estudo de caso sobre a análise da qualidade das informações prestadas nos relatórios financeiros

André Ernesto Campos, Elania Aparecida Piffer, Ana Clara Fonseca do Amaral, Cleyde Cristina Rodrigues

Resumo


Resumo: Com a emissão do Pronunciamento Técnico Contábil PME, dedicado à contabilidade das pequenas e médias empresas brasileiras, emerge uma mudança de postura dos profissionais contábeis, pois além de observar as regras do fisco, passaram a ter que exercer julgamentos responsáveis para o registro das transações econômicas na contabilidade das empresas. O objetivo principal deste trabalho foi realizar uma comparação das informações prestadas nas demonstrações financeiras de uma empresa do segmento de comércio e serviço, domiciliada em Vitória (ES) a fim de confrontar a contabilidade antiga (segundo a Lei nº 6.404/76) em relação à contabilidade moderna, após a adoção do CPC/PME. Por meio desta análise foi possível elencar as alterações ocorridas na nomenclatura das contas contábeis do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, bem como as mudanças quantitativas e seus impactos, medidos por meio dos indicadores financeiros. Dentre os achados desta pesquisa, destaca-se que a adoção do CPC/PME se mostrou aparentemente menos atrativa para apresentação das demonstrações financeiras da empresa estudada aos usuários externos, haja vista a discrepância evidenciada nos indicadores financeiros, impactando diretamente no lucro a distribuir.

 

Palavras-chave: Pronunciamento Técnico PME Contabilidade para pequenas e médias empresas. CPC/PME. IFRS. Indicadores Financeiros.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.