PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Eduarda Aparecida Vaz Souto Tavares, Walcir Ferreira Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério, Mariane Aparecida Coco, Silvia Bandeira da Silva Lima

Resumo


O objetivo foi relatar a experiência de uma residente do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Educação Física, quanto às motivações, experiências e contribuições do programa, frente aos desafios da pandemia para a formação inicial docente. O relato apresenta os aspectos gerais do desenvolvimento das atividades por acesso remoto, em decorrência da pandemia da COVID-19 e isolamento social. Os resultados destacam a insegurança inicial, mas também mostram como as adaptações ao longo do processo permitiram a criação de novas propostas pedagógicas e ampliaram as oportunidades para a Educação Física na escola.

Texto completo:

PDF PDF

Referências


ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. Covid 19 e educação: resistências, desafios e (im) possibilidades. Revista encantar, v. 2, p. 01-11, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: . Acessado em: 20 de março de 2022

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2020. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 10 jan. 2023.

CAPES. Governo Federal. Portaria GAB n. 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o programa de residência pedagógica, 2018b. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018- Portaria_n_38-Institui_RP.pdf. Acesso em: 14 jan. 2023.

COELHO, Carolina Goulart; XAVIER, Fátima Vieira da Fonseca; MARQUES, Adriane Cristina Guimarães. Educação física escolar em tempos de pandemia da COVID-19: a participação dos alunos de ensino médio no ensino remoto. Intercontinental Journal on Physical Education, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2020.

COSTA, Nelson Luiz da. Mini-Tênis na Educação Física Escolar. 2019. 49f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019

COUTINHO, Angela Scalabrin; CÔCO, Valdete. Educação Infantil, políticas governamentais e mobilizações em tempos de pandemia. Práxis educativa, v. 15, 2020.

FONSECA-LIMA, Eduardo Jorge; COSTA-OLIVEIRA, Matheus Brandt Mello. Volta às aulas no contexto de pandemia: um desafio e várias vertentes. Residência Pediátrica, 2020.

JESUS, Pamela Tainan Nascimento de. Impactos educacionais causados pela pandemia. 2021. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário Ages, Paripiranga, 2021

MACHADO, Patrícia Lopes Pimenta. Educação em tempos de pandemia: O ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 8, p. 58-68, 2020.

MACHADO, Roseli Belmonte et al. Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, v. 26, e26081, 2020.

MELO, Adriana Soely André de Souza; AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de; GRILLO, Rogério de Melo. O Jogo de Xadrez e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem: uma revisão Integrativa. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, n. 3, p. 501-525, 2022.

OLIVEIRA, Eleilde de Sousa et al. A educação a distância (EaD) como ferramenta democrática de acesso à educação superior: formação docente. In: Digitalização da educação: desafios e estratégias para a educação da geração conectada. 1 ed, Campo Grande: Editora Inovar, p. 8-14, 2020.

SANTANA FILHO, Manoel Martins de. Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia COVID-19. Revista Tamoios, v. 16, n. 1, 2020.

SILVA, Thalita Ravazani; CONTENÇAS, Thaís Santos; MARQUES, Alessandro. Avaliação do desenvolvimento motor em crianças praticantes e não praticantes de exercícios físicos. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 208-14, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.