Simulação de Desastres Naturais em Oficinas de Ciências: um relato de experiência no contexto do Pibid de Biologia

Thaís Mendes Rocha, Amanda Caroline Covre, Tatiane Ferreira Borges

Resumo


Os desastres naturais têm gerado impactos devastadores, causando perdas humanas, materiais e ambientais significativas. A população brasileira está entre as mais afetadas por esses eventos no mundo, evidenciando a necessidade de ações educativas para prevenir e mitigar tais impactos. Com base nessa necessidade, acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no âmbito do Subprojeto de Biologia, desenvolveram uma oficina pedagógica de Ciências com a temática "Desastres Naturais no Planeta Terra e sua Influência na Sociedade". Dessa forma, este artigo tem como objetivo descrever a elaboração e aplicação dessa oficina, bem como reflexões dos resultados alcançados em termos de aprendizado e conscientização dos participantes do ensino fundamental da rede pública. Conclui-se que a articulação entre o PIBID, o ensino de Ciências e Biologia e a Educação Ambiental pode contribuir para a formação de professores mais qualificados e para a conscientização dos alunos sobre a importância da prevenção e mitigação de desastres naturais, promovendo assim a construção de uma sociedade mais sustentável e resiliente.


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