Aplicabilidade de Sistemas Embarcados no Ensino Multidisciplinar de Ciências Atmosféricas: introdução à Meteorologia através de uma estação meteorológica IoT como ferramenta pedagógica

André Luiz Xavier Guimarães Nasri, Caio Pereira Dias, Guilherme Nogueira Milner

Resumo


A aproximação das consequências ocasionadas pelas mudanças climáticas demanda maior detalhamento das discussões acerca dos coeficientes e variáveis meteorológicas que modelam os sistemas atmosféricos. Desse modo, o presente estudo contempla uma proposta de guia para o educador sugerindo a utilização de uma estação meteorológica IoT como ferramenta pedagógica para o ensino multidisciplinar de Ciências Atmosféricas nos anos finais do Ensino Fundamental II e Médio. Visando atingir o êxito do objetivo pretendido, desenvolveu-se um circuito integrado que admite o uso de um microcontrolador com módulo Wi-Fi, para compartilhamento dos dados, e foram realizados levantamentos bibliográficos de obras que compreendem o arcabouço teórico da introdução à Meteorologia. Como produto gerado, disponibiliza-se o repositório do GitHub com o código de programação e o diagrama elétrico do circuito, bem como as orientações didáticas e as questões de fixação para validação do conteúdo ministrado.

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