DESAFIOS E DESCOBERTAS NO ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS

Ana Julia Freitas, Jocelmo de Moraes França

Resumo


Neste estudo, aborda-se o desafio do ensino de números inteiros no 7º ano do Ensino Fundamental e sua relevância no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil. O objetivo é apresentar uma sequência didática inovadora desenvolvida no Programa Residência Pedagógica, destacando a importância dos números inteiros como habilidades cognitivas essenciais. O estudo baseia-se em teorias cognitivas que enfatizam o entendimento profundo dos números inteiros, adotando as diretrizes da BNCC. As estratégias incluem o uso da reta numérica, exemplos práticos e atividades lúdicas para promover o aprendizado colaborativo. Conclui-se que o ensino de números inteiros é fundamental na preparação dos alunos para desafios do mundo real e na formação de cidadãos críticos e competentes. Destaca- se a eficácia das atividades lúdicas e práticas nesse processo. O estudo visa inspirar educadores a explorar abordagens inovadoras na educação matemática, alinhando-a com a BNCC para proporcionar uma educação de qualidade e relevante.


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Referências


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