Narrativas sobre as vivências no programa residência pedagógica na área de Ciências da natureza e Matemática

Alessandra Riposati Arantes, Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier, Viviani Alves de Lima, Viviane Rodrigues Alves de Moraes

Resumo


Este artigo apresenta, por meio de cartas, as vivências das orientadoras nos três editais do Programa Residência Pedagógica da CAPES, na área da Ciências da Natureza e Matemática, da Universidade Federal de Uberlândia. A produção das cartas foi um modo de perpetuar nossos feitos, verdades, realidades e produção de um PRP, apresentando parte do que somos ou projetamos ser e o que afirmamos ter sido um PRP-UFU embebecido de projeções, desejos e crenças tanto na formação inicial como continuada. Ao revisitar e refletir sobre parte do que foi vivenciado, percebemos o quanto este Programa impactou e influenciou na prática pedagógica tanto das professoras orientadoras quanto dos(as) preceptores(as) e residentes. As narrativas dizem sobre um processo de autorreflexão com relação à prática docente a partir da imersão das autoras no programa.

Texto completo:

PDF

Referências


BOSZKO, Camila. Diários de aprendizagem e os processos metacognitivos: estudos envolvendo professores de física em formação inicial. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.

CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean. Relatos de experiência e investigacion narrativa. In: LARROSA, J. Déjame que te cuente. Barcelona: Editorial Laertes, 1995. s.p.

CURY, Fernando Guedes. De Narrativas a Análises Narrativas: reflexões sobre a análise de depoimentos em pesquisas de história da educação (matemática). Alexandria, Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.1, p. 143-164, 2013. ISSN 1982-5153.

DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em revista, p. 213-230, 2008.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Cartografias contemporâneas: mapear a formação de professores de matemática. In: Cartografias Contemporâneas: mapeando a formação de professores de matemática no Brasil. Curitiba: Appris, 2014. p. 39-64.

GASTAL, Maria Luiza de Araújo; AVANZI, Maria Rita. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 1, p. 149-158, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 63 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido.22 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

LIMA, Viviani Alves de. Um processo de reflexão orientada vivenciado por professores de Química: O ensino experimental como ferramenta de mediação. 2013.Tese (Doutorado em Ensino de Química - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/T.81.2013.tde-02122014-150857.Acesso em 2024-03-18.

MARQUES, Valéria; SATRIANO, Cecília. Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.23, n.51, p. 369-386, jun. 2017 a set. 2017.

MEDEIROS, Rodrigo Alezander; BARCELLOS, Leandro da Silva. Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformações. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 176-194, 24 ago. 2020.

MORAES, Viviane Rodrigues Alves de. Um estudo sobre o programa Residência Pedagógica: implicações na formação inicial docente. In: SANTOS, Sandro Prado; FERREIRA, Gustavo Lopes; VIGÁRIO, Ana Flávia. (Org.). (BIO) GRAFIAS nós e entrenós na educação em Ciências e Biologia. 1ed. Uberlândia: Culturatrix, 2021. p. 233-253.

NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Carmem Lúcia; SILVA, Heloisa da. Narrativas na pesquisa em Educação Matemática: caleidoscópio teórico e metodológico. Bolema, Rio Claro (SP), v. 28, n. 49, p. 701-716, ago. 2014.

NÓBREGA, Adriana Nogueira; MAGALHÃES, Célia Eliza Alves. Narrativa e identidade: Contribuições da avaliação no processo de (re-)construção identitária em sala de aula universitária. Veredas, Juiz de Fora, v. 16, n. 2. p. 68-84, 2012.

PASSEGGI, Maria da Conceição. SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educ. rev. n. 27, v. 1, 2011.https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017

PRADO, Guilherme do Val Toledo. SOLIGO, Rosaura. SIMAS, Vanessa França. Pesquisa narrativa em três dimensões. VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica – Modos de Viver, Narrar e Guardar, 2014.

SILVA, Iasmim. Ferreira. da; FELÍCIO, Cinthia. Maria.; TEODORO, Paulo. Vitor. Sala de aula invertida e tecnologias digitais: Possibilidade didática para o ensino de ciências em uma proposta de metodologia ativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1387–1401, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15807. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15807. Acesso em: 18 mar. 2024.

SOUZA, Elizeu Clementino de.; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Tempo, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

TIZZO, Vinícius Sanches. Mobilizações de Narrativas na (e para a) Formação de Professores: potencialidades no (e a partir do) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2019. 488 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2019.

TIZZO, Vinícius Sanches; XAVIER, Ana Claudia Molina Zaqueu; SILVA, Heloisa da. (De)formação de professores e o que podem portfólios na produção de diferenças em identidades movediças. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022028, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8661756.

ZAQUEU-XAVIER, Ana Claudia Molina. Narrativas na Formação de Professores: possibilidades junto ao Pibid da UFSCar. 2019. 304 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2019.

ZEICHNER, Kenneth M. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação Matemática, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.