Narrativas sobre as vivências no programa residência pedagógica na área de Ciências da natureza e Matemática
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BOSZKO, Camila. Diários de aprendizagem e os processos metacognitivos: estudos envolvendo professores de física em formação inicial. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean. Relatos de experiência e investigacion narrativa. In: LARROSA, J. Déjame que te cuente. Barcelona: Editorial Laertes, 1995. s.p.
CURY, Fernando Guedes. De Narrativas a Análises Narrativas: reflexões sobre a análise de depoimentos em pesquisas de história da educação (matemática). Alexandria, Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.1, p. 143-164, 2013. ISSN 1982-5153.
DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em revista, p. 213-230, 2008.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Cartografias contemporâneas: mapear a formação de professores de matemática. In: Cartografias Contemporâneas: mapeando a formação de professores de matemática no Brasil. Curitiba: Appris, 2014. p. 39-64.
GASTAL, Maria Luiza de Araújo; AVANZI, Maria Rita. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 1, p. 149-158, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 63 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido.22 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
LIMA, Viviani Alves de. Um processo de reflexão orientada vivenciado por professores de Química: O ensino experimental como ferramenta de mediação. 2013.Tese (Doutorado em Ensino de Química - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/T.81.2013.tde-02122014-150857.Acesso em 2024-03-18.
MARQUES, Valéria; SATRIANO, Cecília. Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.23, n.51, p. 369-386, jun. 2017 a set. 2017.
MEDEIROS, Rodrigo Alezander; BARCELLOS, Leandro da Silva. Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformações. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 176-194, 24 ago. 2020.
MORAES, Viviane Rodrigues Alves de. Um estudo sobre o programa Residência Pedagógica: implicações na formação inicial docente. In: SANTOS, Sandro Prado; FERREIRA, Gustavo Lopes; VIGÁRIO, Ana Flávia. (Org.). (BIO) GRAFIAS nós e entrenós na educação em Ciências e Biologia. 1ed. Uberlândia: Culturatrix, 2021. p. 233-253.
NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Carmem Lúcia; SILVA, Heloisa da. Narrativas na pesquisa em Educação Matemática: caleidoscópio teórico e metodológico. Bolema, Rio Claro (SP), v. 28, n. 49, p. 701-716, ago. 2014.
NÓBREGA, Adriana Nogueira; MAGALHÃES, Célia Eliza Alves. Narrativa e identidade: Contribuições da avaliação no processo de (re-)construção identitária em sala de aula universitária. Veredas, Juiz de Fora, v. 16, n. 2. p. 68-84, 2012.
PASSEGGI, Maria da Conceição. SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educ. rev. n. 27, v. 1, 2011.https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017
PRADO, Guilherme do Val Toledo. SOLIGO, Rosaura. SIMAS, Vanessa França. Pesquisa narrativa em três dimensões. VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica – Modos de Viver, Narrar e Guardar, 2014.
SILVA, Iasmim. Ferreira. da; FELÍCIO, Cinthia. Maria.; TEODORO, Paulo. Vitor. Sala de aula invertida e tecnologias digitais: Possibilidade didática para o ensino de ciências em uma proposta de metodologia ativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1387–1401, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15807. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15807. Acesso em: 18 mar. 2024.
SOUZA, Elizeu Clementino de.; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Tempo, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
TIZZO, Vinícius Sanches. Mobilizações de Narrativas na (e para a) Formação de Professores: potencialidades no (e a partir do) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2019. 488 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2019.
TIZZO, Vinícius Sanches; XAVIER, Ana Claudia Molina Zaqueu; SILVA, Heloisa da. (De)formação de professores e o que podem portfólios na produção de diferenças em identidades movediças. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022028, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8661756.
ZAQUEU-XAVIER, Ana Claudia Molina. Narrativas na Formação de Professores: possibilidades junto ao Pibid da UFSCar. 2019. 304 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2019.
ZEICHNER, Kenneth M. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação Matemática, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.