Programa Residência Pedagógica: Um olhar crítico sobre a marginalização da escola nas Produções Científicas

Daniel Henrique Valente Camilo, Viviane Terezinha Koga

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre o Programa Residência Pedagógica. Foram localizados 241 artigos nas bases de dados do Scielo e do Portal de Periódicos da CAPES, os quais foram analisados a partir da frequência e porcentagem e dos pressupostos da análise de conteúdo coadjuvada pelo software IRAMUTEQ. Os principais resultados indicam que há um aumento significativo das investigações relacionadas ao Programa no último quadriênio, em especial na região na região Nordeste. Evidenciou-se ainda a formação de seis classes distintas, que em ordem decrescente tratam dos aspectos metodológicos, das dificuldades decorrentes do ensino remoto, das características do Programa de Residência Pedagógica, da construção dos conhecimentos profissionais, da formação de professores e da Escola. Conclui-se que parece haver um distanciamento das produções analisadas com a escola, o que expõem uma fragilidade dessa política no processo formativo dos professores que precisa ser melhor explorada e aprofundada em pesquisas futuras

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