Concepções de matemática e sua importância: caso dos alunos da 8ª classe do Complexo Escolar 1º de Maio do município do Amboim, província do Cuanza-Sul, e do Complexo Escolar da I.E.B.A.-Kintino, município de Maquela do Zombo, província do Uíje
Resumo
Este artigo objectiva compreender as concepções de Matemática e sua importância pelos alunos da 8ª Classe do Complexo Escolar 1º de Maio do Município do Amboim, Província do Cuanza-sul, e do Complexo Escolar da I.E.B.A.-Kintino, Município de Maquela do Zombo, Província do Uíje. Julga-se importante, para um educador matemático, saber o que os seus educandos pensam sobre a Matemática. Pois, no construtivismo, paradigma pedagógico adoptado pelo Sistema Educativo angolano, o aluno ocupa o centro do processo. Logo, a sua motivação para a construção do saber matemático depende, grosso modo, da concepção que tem da Matemática e sua importância, por um lado, e, por outro lado, a concepção da Matemática e sua importância, é um dado importante, para o professor, na preparação e execução do processo docente-educativo nesta disciplina. Por isso, apela-se, através deste estudo, aos professores de Matemática, a necessidade de trazerem para as aulas situações que evidenciam o lugar da Matemática nos distintos domínios da vida. Pois, um ensino de Matemática desvinculado da vida e do contexto do aluno fica sem significado para ele, e, como consequência, não há razões para aprendizagem da mesma disciplina. Esta pesquisa é de tipo quali-quantitativo e discritivo, e realizou-se, tomando como aporte teórico a revisão da literatura e análise documental; cujas metodologias adoptadas para a colecta de dados foram os Métodos de nível teórico, histórico-lógico e Métodos de nível matemático-estatístico. Contudo, os inquéritos permitiram concluir que a baixa qualidade da aprendizagem matemática dos alunos da 8ª classe é um problema de ordem didáctico.
PALAVRAS-CHAVE: Concepções de Matemática; Importância da Matemátca; Ensino e Aprendizagem da Matemática.
Texto completo:
PDFReferências
BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Bencer Ltda, 2003.
BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches em didactique des mathématiques, v.7, n.2, p. 33-115. Grenoble, 1986.
CHAGAS, G. A. A matemática no cotidiano. São João Del-Rei, 2016.
CUNHA, L. L. S. A importância da matemática no contexto escolar. Brasília- DF, 2016.
D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: Arte ou Técnica de Explicar ou Conhecer. São Paulo: Editora Ática, 1990.
D’AMBRÓSIO. Educação Matemática: da teoria à prática. São Paulo: Papirus, 1999.
DUROX, A. La valeur absolue: difficultés majeures pour une notion mineure. Grenobele: Irem, 1982.
EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
FLEMMING, D. M. Prática de Ensino de Matemática I : livro didático. Universidade do Sul de Santa Catarina, 2011.
FUHR, I. L. & CAMPOS, M. F. D. As origens da Matemática e os variados modos de operação com seus conceitos. Projeção e Docência, v. 8, n. 1, 2017.
GIEHL et al. A importância do saber matemático na vida cotidiana. Acadêmica do Curso de Matemática da FAI, 2018.
GUIMARÃES, H. Ensinar matemática: Concepções e práticas (Tese de mestrado). Lisboa: DEFCUL, 1988.
HOFFMANN VELHO, E. M. & MACHADO DE LARA, I. C. O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.4, n.2, p. 3-30, nov, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez Editora- SP, 1990.
MAIA, L. S. L. O Que Há de Concreto no Ensino da Matemática? ZETETIKÉ – CEMPEM – FE/UNICAMP – v.9 – n. 15/16, 2001.
MIRANDA, L. A. M.; PHILIPPSEN, A. S. A importância da matemática financeira no cotidiano e na construção da cidadania. Paraná: Cadernos PDE, v. I, Versão Online ISBN 978-85-8015-080-3, 2014.
NETO, J. E. História da matemática. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016.
OGLIARI, L. N. A Matemática no Cotidiano e na Sociedade: perspectivas do aluno do ensino médio. (Dissertação de Mestrado. – Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Porto Alegre, 2008.
PONTE, J. P. Concepções dos Professores de Matemática e Processos de Formação. Educação matemática: Temas de investigação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. (pp. 185-239), 1992.
RAMOS, T. C. A importância da matemática na vida cotidiana dos alunos do ensino fundamental II. Cairu em Revista. Ano 06, n° 09, p. 201-218, ISSN 22377719, 2017.
SANTOS, J. A.; FRANÇA, K. V & Brum dos Santos, L. S. Dificuldades na Aprendizagem de Matemática. (Trabalho de Conclusão de Curso. – Graduação em Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Adventista de São Paulo). São Paulo, 2007.
VILELA, D. S. Reflexão filosófica acerca dos significados matemáticos nos contextos da escola e da rua. III SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática, Águas de Lindóia, Anais CD Card, 11 a 14 de outubro de 2006.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1989.
ZANELLA, A. C. S. & ROCHA, F. S. M. Dificuldades na aprendizagem matemática. Caderno Intersaberes - v. 9, n. 22, 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.