Uma proposta de sequência didática para letramento estatístico na Educação de Jovens e Adultos

Karine Kévine da Rocha Sousa, Larissa Elfísia de Lima Santana

Resumo


Este estudo apresenta uma sequência didática implementada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) pautada na metodologia do Ciclo Investigativo PPDAC (problema, plano, dados, análise, conclusão), proposta para o letramento estatístico. Este escrito é recorte de uma pesquisa monográfica desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica, no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará. A investigação foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino de Itapipoca, anexo de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Os participantes foram 15 discentes matriculados na EJA. Os resultados do estudo sugerem que a implementação da metodologia do Ciclo Investigativo PPDAC na EJA pode ser especialmente benéfica. A abordagem investigativa e contextualizada no ensino da Estatística pode capacitar os alunos a analisar e compreender criticamente os dados do seu entorno, permitindo-lhes tomar decisões conscientes em suas vidas pessoais e profissionais. Em suma, os resultados da pesquisa apontam para a necessidade e a viabilidade de adotar uma abordagem investigativa e crítica no ensino da Estatística, proporcionando uma base sólida para o pensamento reflexivo e a análise crítica em todas as áreas da vida dos alunos.

Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica. Letramento Estatístico. Educação de Jovens e Adultos.


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