Nas terras de Goiás, vivências de formação de professores-professoras no contexto do PIBID Interdisciplinar (UFG/Câmpus Goiás)

José Firmino de Oliveira Neto, Bruna Cardoso Cruz

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo (re)pensar as vivências oportunizadas no contexto do PIBID - Interdisciplinar do UFG/Câmpus Goiás. Nesse sentido, oportunizaremos um exercício metacognitivo, quer seja, pensar de forma crítica e reflexiva as trajetórias experimentadas na busca por apreender como essas podem ter corroborado para (re)construção da identidade docente dos pibidianos dos cursos de Educação do Campo (Licenciatura) e Pedagogia ligados ao subprojeto. Alinhado a formação de professores-professoras na perspectiva da epistemologia da práxis, as vivências se constituíram em três etapas, sendo elas: 1) Leitura e reflexão de textos que fundamentam o subprojeto; 2) Vivências teórico-práticas no tempoespaço da escola parceira e 3) Registro reflexivo: diário de bordo, relatório institucional e a participação em eventos científicos. Assim, urgimos um caminhar pelas vias da epistemologia da práxis como horizonte de constituição de uma identidade docente fundada em um conjunto de conhecimentos técnicos, estéticos, éticos e políticos. E, acreditamos (re)construir professores-professoras que buscam materializar/vivificar uma pedagogia da autonomia, ou seja, que acredita no poder dos processos pedagógico-didáticos para a transformação social de si e outrem.


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