A Residência Pedagógica na formação de professores: saberes e práticas na visão do preceptor da Escola de Educação Básica

Paulo Vitor Teodoro, Enilson Araújo Silva

Resumo


O Programa Residência Pedagógica (PRP) possibilita que diferentes atores atuem colaborativamente na formação inicial do futuro professor. Dentre esses atores, destaca-se a importante função do preceptor: professor da educação básica que recebe os residentes na escola. Diante disso, este texto tem como objetivo apresentar um estudo de caso que se propõe a analisar, na visão do preceptor, um conjunto de ações desenvolvidas por residentes de um núcleo interdisciplinar, das áreas de Química, Física, Matemática e Biologia, sediado na Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal, no período de 2022 a 2024. Para tanto, são exploradas as ações desenvolvidas na escola de educação básica, relacionadas aos encontros formativos e reflexivos de planejamento das atividades, bem como o desenvolvimento de um projeto que se apropria da construção de modelos de foguetes, na tendência interdisciplinar. Percebemos que é substancialmente complexo pensar e atuar na formação de licenciandos, especialmente numa proposta interdisciplinar que, por vezes, a escola não está preparada para materializar intervenções dessa natureza. No entanto, as atividades formativas, intencionalmente planejadas, fortalecem o vínculo dos futuros professores com a educação básica, permitindo a imersão deles em um universo de possibilidades, que geram desafios e aprendizagens que somente a permanência contínua na escola pode proporcionar.

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