PIBID DE QUÍMICA – UFS (Itabaiana): CONTEXTUALIZANDO O TEMA DA PRODUÇÃO DE CACHAÇA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma sequência didática produzida e aplicada durante o PIBID de Química (Edital CAPES nº23/2022), analisando sua contribuição nas aulas da disciplina eletiva da área de Ciências da Natureza, de uma turma da 1° série do ensino médio, em uma escola pública sergipana. O material didático produzido teve enfoque na contextualização regional, sendo dividido em três momentos: apresentação da temática da produção da cachaça e problemas sociais relacionados; realização de experimento e discussão dos conteúdos de reações químicas; e finalização, com o emprego de um jogo para retomada e encerramento do assunto. A partir da intervenção foi possível verificar a relevância da contextualização e uso de diferentes estratégias didáticas para o ensino de química. Além disso, a participação no PIBID possibilitou aos bolsistas perceberem os desafios da docência e a importância de desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.
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PDFReferências
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