PIBID DE QUÍMICA – UFS (Itabaiana): CONTEXTUALIZANDO O TEMA DA PRODUÇÃO DE CACHAÇA NO ENSINO MÉDIO

Fábio dos Santos Moura, João Lucas Silva Fontes, Danilo Oliveira Santos, Nirly Araújo dos Reis, Filipe Silva de Oliveira, Marcelo Leite dos Santos

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma sequência didática produzida e aplicada durante o PIBID de Química (Edital CAPES nº23/2022), analisando sua contribuição nas aulas da disciplina eletiva da área de Ciências da Natureza, de uma turma da 1° série do ensino médio, em uma escola pública sergipana. O material didático produzido teve enfoque na contextualização regional, sendo dividido em três momentos: apresentação da temática da produção da cachaça e problemas sociais relacionados; realização de experimento e discussão dos conteúdos de reações químicas; e finalização, com o emprego de um jogo para retomada e encerramento do assunto. A partir da intervenção foi possível verificar a relevância da contextualização e uso de diferentes estratégias didáticas para o ensino de química. Além disso, a participação no PIBID possibilitou aos bolsistas perceberem os desafios da docência e a importância de desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.


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