PIBID e Pedagogia Histórico-crítica: os gestos como suporte para o desenvolvimento da linguagem
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BARBOSA, E. M.; PIMENTA, J. I. P. B. Luz e sombra no percurso curricular da educação infantil no município de Araraquara. Revista Espaço do Currículo, v. 2, p. 146-153, 2018.
DESMURGET, M. Faça-os ler! Para não criar cretinos digitais. São Paulo: Vestígio, 2023.
ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: L. S. VIGOTSKI; A. R. LURIA; A. N. LEONTIEV. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001. p. 59-83.
LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 3 ed. São Paulo: Ícone, 1988. p.143-189.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2011. 249f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.
MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. Tradução Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
PASQUALINI, J. C. Objetivos do ensino na educação infantil à luz da perspectiva histórico-crítica e histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 200- 209, jun., 2015.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 43. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.
VYGOTSKI, L. S. Formação Social da Mente. 4 ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991.
______. Obras escogidas I. Madrid: Visor, 1991.
______. Obras escogidas III: Problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 1995.
______. Obras Escogidas IV: Psicología infantil. Madrid: Visor, 1996. 427.
______. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
______. A pré-história da linguagem escrita. In: VIGOTSKI, L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
______. Vygotsky’s Notebooks: A Selection. E. Zavershneva and Van der Veer (Ed.) Singapore: Springer, 2018.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: símios,
homem primitivo e criança. Tradução de L. L. Oliveira, Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Apontamentos
- Não há apontamentos.