PIBID e Pedagogia Histórico-crítica: os gestos como suporte para o desenvolvimento da linguagem

GRAZIELA DO NASCIMENTO GODOY, EDUARDO MOURA DA COSTA

Resumo


Este trabalho originou-se a partir de experiência na coordenação e supervisão do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no curso de Pedagogia de uma Universidade pública do interior do Estado de São Paulo. Sendo assim, buscará analisar as aproximações entre teoria e prática tendo como base o referencial da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Tendo em vista que a linguagem é o conteúdo central do projeto, pretendeu-se trabalhar as suas formas de expressão: expressões emocionais, gestos, fala, desenho e escrita, buscando o desenvolvimento das crianças em suas máximas possibilidades a partir do trabalho pedagógico intencional, dando ênfase nos gestos como suporte para o desenvolvimento da linguagem. Nesse sentido, o objetivo do artigo é explicitar o desenvolvimento da linguagem à luz da Psicologia Histórico-Cultural, para então analisar como essa explicação serviu como base para o planejamento e execução das atividades nas escolas de Educação Infantil, sob os preceitos das orientações da Pedagogia Histórico-Crítica. Pensando no objetivo do programa em fortalecer a escolha pela docência, pretendemos demonstrar para além disso, a importância das experiências escolares nesses primeiros anos de vida das crianças, demonstrando como as contribuições teóricas podem oferecer subsídios para se pensar as atividades na prática docente.

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