Aprendendo Ciências além das paredes da sala de aula: uma experiência de ensino no Parque Estadual do Espinilho

Marli Spat Taha, Paula Andrielli Rieta Quintana, Elena Maria Billig Mello, Carla Beatriz Spohr

Resumo


O presente relato apresenta recortes da experiência vivenciada por uma aluna do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, durante o Programa de Residência Pedagógica, módulo ll, em uma turma do 6° ano na  Escola Municipal de Educação Básica José Francisco Pereira da Silva, em Uruguaiana-RS. Durante sua vivência em sala de aula, seus alunos foram levados a uma visita ao Parque Estadual do Espinilho, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado fora de sala de aula, além de descrever a prática de um trabalho interdisciplinar, envolvendo Ciências Humanas e Ciências da Natureza, introduzindo a iniciação científica no contexto dos estudantes.



Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, K. B; SANTOS, P. J. S e FERREIRA, G. K. . Os Três Momentos Pedagógicos como metodologia para o ensino de Óptica no Ensino Médio: o que é necessário para enxergarmos? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 2, p. 461-482, ago., 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum: documento preliminar. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, 2017. Disponível em: .pdf Acesso em mar.. 2024.

COUSIN, C. S. Trilhas e itinerários da Educação Ambiental nos trabalhos de campo de uma comunidade de aprendizagem. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 2004. 200f.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1990.

HARTMANN, A. M. Desafios e possibilidades da interdisciplinaridade no Ensino Médio. 2007. 229 p. Dissertação (Mestrado) –Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2024.

OLIVEIRA, F. S. do A.; LIMA, E. F. de; MARIANO, S. M. F. Iniciação Científica: guia básico para iniciantes. Produto Educacional Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica Morrinhos 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.