“O poder da mulher real”: a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Escola Estadual Américo René Giannetti

Lígia Gomes Perini, Yago Araújo Pinto

Resumo


O presente artigo objetiva demonstrar o papel do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para com um ensino de História plural e diverso à luz do projeto “O poder da mulher real” desenvolvido na Escola Estadual Américo René Giannetti em parceria com os Pibid Sociologia/Filosofia, Pibid Química/Biologia e o professor de artes, Moisés Caciel, que atuam na escola. O projeto foi realizado pelos alunos do terceiro ano do ensino médio, e consistia em registrar fotograficamente uma mulher não-branca que fizesse parte de seu cotidiano, descrevendo sua trajetória de vida, profissão, idade e afins. A iniciativa propiciou a perspectiva dos conceitos de raça e gênero em interseccionalidade com mulheres do dia a dia dos estudantes, trabalhando o desenvolvimento e reconhecimento dos alunos em torno do “eu” e do “outro”.

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