Fontes históricas em sala de aula: a mobilização de documentos para se pensar a condição feminina no Iluminismo
Resumo
Este trabalho objetiva relatar uma experiência, ocorrida no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia, através de um projeto desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar História/Geografia do Programa de Residência Pedagógica/CAPES, acerca da utilização e mobilização de fontes para promover reflexões e problematizações sobre o Movimento Iluminista do século XVIII, a partir de um recorte relacionado à história das mulheres. Busca-se, assim, apresentar algumas possibilidades e abordagens didáticas e historiográficas para se trabalhar um conteúdo comumente exposto na Educação Básica sob uma perspectiva falocêntrica. Compreendemos que as fontes históricas surgem como uma importante ferramenta para o professor e os estudantes, ampliando as possibilidades de conhecer e interpretar o passado. Neste sentido, propusemos uma sequência didática que se utiliza de obras filosóficas e literárias visando ampliar a compreensão dos/as estudantes a respeito da história das mulheres nos setecentos. Num primeiro momento, discutimos como Mary Astell, Catharine Macaulay e Mary Wollstonecraft participaram do debate iluminista, através da análise de excertos das obras The Christian Religion as Profess’d by a Daughter of the Church of England (1705), Letters on Education With Observations on Religious and Metaphysical Subjects (1778) e A Vindication of the Rights of Woman (1792). Em seguida, propusemos a discussão e análise de contos literários como A Bela e a Fera (1756), de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont e Chapeuzinho Vermelho (1697), de Charles Perrault. Tais documentos foram apresentados às turmas de oitavos anos à luz da história social, sendo inseridos na sociedade e no tempo, e não como um mero reflexo do real.
Palavras-chave: Ensino de História. Mulheres. Iluminismo. Fontes históricas.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Renata Lopes Marinho. A mulher letrada na França Iluminista: trajetória, sociabilidade e possibilidades. In: XXIX Simpósio Nacional de História, Contra os Preconceitos: História e Democracia, Brasília, 2017. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História. Brasília: 2017. ISBN: 978-85-98711-18-8.
ALMEIDA, Simone Garcia; AMADOR, Kassandra Thamyris Maciel. A interdisciplinaridade no ensino de história: relações possíveis entre a história e a literatura. Rev. Fronteiras e Debates, Macapá, v.6, n.2, jul - dez. 2019. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/304911210. Acesso em: 18 mar. 2024.
DARNTON, Robert. O Grande Massacre de gatos, e outros episódios da história cultural francesa. Tradução de Sonia Coutinho. Rio de Janeiro: Graal, 1986. 187.
FERREIRA, Antônio Celso. Literatura – A fonte fecunda. In: LUCA, Tania Regina de; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs.). O Historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2013. p. 61-92.
MALLMANN, Rafaela Weber. A razão como ordem social: um diálogo crítico sobre as mulheres entre Kant e Mary Wollstonecraft. Rev. Intuitio, Porto Alegre, v. 14, n.1, p. 1 - 14, jan - jun. 2021. Disponível em: A razão como ordem social: Um diálogo crítico sobre as mulheres entre Kant e Mary Wollstonecraft | Intuitio (pucrs.br). Acesso em: 19 mar. 2024.
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90 : revista do Programa de Pós-Graduação em História. Porto Alegre. Vol. 15, n. 28 (dez. 2008), p. 113-118.
ROCHA, Gabriella Rovassine da. A Bela e a Fera: a representação feminina nas versões de Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve e de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, Estudos literários) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019, p. 25.
SOUZA, Cristiane Aquino de. A desigualdade de gênero no pensamento de Rousseau. Rev. Novos estudos jurídicos - Eletrônica, v. 20, n. 1, jan - abr. 2015. Disponível em: A DESIGUALDADE DE GÊNERO NO PENSAMENTO DE ROUSSEAU | Novos Estudos Jurídicos (univali.br). Acesso em: 18 mar. 2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.