Síndrome de burnout: Um estudo com discentes do Bacharelado em Administração

Franciely Aparecida de França, João Pedro Alves Duarte, Ladistany Borges, Natalia Nunes Rocha, Andrezza Mara Martins Gandini, William Júnio do Carmo

Resumo


A síndrome de burnout, também conhecida como "síndrome do esgotamento profissional", é uma condição que exerce um impacto significativo na saúde mental e no bem-estar dos indivíduos. Além disso, essa síndrome está correlacionada a problemas de saúde física, tais como distúrbios cardiovasculares, respiratórios e musculares, que podem resultar em períodos de afastamento do ambiente universitário. Este estudo visa investigar a incidência e os impactos da síndrome do burnout entre os discentes do bacharelado em Administração em uma instituição de ensino no município de Paracatu – MG. Para o estudo foi realizada uma revisão bibliográfica e a aplicação de questionário auto-avaliado de forma online. É de suma importância que as instituições de ensino adotem uma abordagem proativa na identificação e no tratamento do burnout entre seus discentes. Isso engloba a implementação de estratégias preventivas, tais como a promoção de um ambiente estudantil saudável, a gestão adequada da carga horária do curso e a disseminação de técnicas de enfrentamento do estresse. Além disso, é essencial disponibilizar apoio e recursos para aqueles que já estão enfrentando o burnout. Isso pode incluir o acesso a serviços de saúde mental, programas de aconselhamento e iniciativas destinadas a aprimorar o equilíbrio entre a vida estudantil, profissional e pessoal.


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