Estratégias de Mediação de Conflitos e o Papel do Coordenador de Turno no Ambiente Escolar
Resumo
Resumo: Este estudo explora o papel do coordenador de turno como mediador dos conflitos relacionados à indisciplina em sala de aula, com foco no contexto de uma escola pública de Palestina de Goiás. O objetivo central é identificar e avaliar as estratégias mais eficazes para mitigar esses desafios, enfatizando a necessidade de abordagens que vão além da simples aplicação de regras. Utilizando uma metodologia qualitativa que inclui observação direta e questionários aplicados a alunos e professores, o estudo permite uma compreensão abrangente das dinâmicas de indisciplina e das percepções das partes envolvidas. Os resultados indicam que a atuação eficaz do coordenador de turno, quando bem implementada, pode resultar em melhorias significativas no comportamento dos alunos e na atmosfera geral da sala de aula. As intervenções bem-sucedidas destacadas sugerem que estratégias mais envolventes e relacionais são essenciais para reduzir comportamentos indisciplinados e promover um ambiente de aprendizado respeitoso e produtivo. Este trabalho contribui para o corpo de conhecimento em educação, oferecendo uma análise detalhada das interações em sala de aula e fornecendo recomendações práticas para coordenadores de turno e educadores que buscam estratégias eficazes para enfrentar a indisciplina escolar. A pesquisa também abre caminho para futuros estudos que possam explorar como variáveis culturais e socioeconômicas específicas influenciam as estratégias de mediação e o sucesso das intervenções.
Palavras-chave: Coordenação de turno, Mediação de conflitos, Indisciplina escolar, Estratégias educacionais
Texto completo:
PDFReferências
AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. In SILVA, Fernanda Duarte Araújo. Alternativas para enfrentarmos a indisciplina na escola. P@rtes (São Paulo). V.OO p. eletrônica Junho de 2009.
DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . acessos em 5 abr. 2024.
DO CARMO, Walkiria Batista. Competências Socioemocionais na Escola: Incertezas e Desafios. Altus Ciência, v. 17, n. 17, p. 36-48, 2023.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. Ed. São Paulo: Cortez,. 2006,
FÁVERO SOBRINHO, Antônio. O aluno não é mais aquele! E agora, professor? A transfiguração histórica dos sujeitos da educação. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento – Perspectivas atuais, Belo Horizonte, 2010.
FRANCO, Francisco Carlos. A indisciplina na escola e a coordenação pedagógica. 2004
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
REGO, T.C. A indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva Vygotskiana. In MENDES, Fabiane Mathias Delattre. Indisciplina escolar na visão de Coordenadores Pedagógicos. Curitiba, 2009. Disponível em < http://www.tede.utp.br/tde- busca/arquivo.phd?codArquivo=306 >. Acessado em 29/04/2023.
SANTOS, Ana Rachel Pires Cantarelli; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia. Profissão Docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 423-438, 2023.
TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e prática profissional. Petrópolis, Vozes, 2002 In FÁVERO SOBRINHO, Antônio. O aluno não é mais aquele! E agora, professor? A transfiguração histórica dos sujeitos da educação. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento – Perspectivas atuais, Belo Horizonte, 2010.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Os desafios da Indisciplina em Sala de Aula e na Escola. Série Ideia, n.28 São Paulo: FDE, 1997.
Apontamentos
- Não há apontamentos.