Integração de saberes: desvendando o potencial da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino da Matemática
Resumo
Resumo: A temática do artigo centra-se na interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino de matemática. Objetivo: Este artigo investiga a eficácia das abordagens interdisciplinares e transdisciplinares no ensino de matemática, com o objetivo de entender como essas metodologias podem transformar a aprendizagem matemática ao integrá-la com outras disciplinas e contextos reais. Métodos: Utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa bibliográfica, revisando estudos anteriores e teorias relacionadas à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação. Os métodos incluem análise de conteúdo de literatura acadêmica focada em educação matemática e estudos de caso relevantes que demonstram a aplicação prática dessas abordagens. Resultados: Os resultados indicam que a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade não apenas aumentam o engajamento dos alunos, mas também melhoram significativamente a compreensão dos conceitos matemáticos. As abordagens promovem uma visão mais holística e aplicada do ensino, relacionando a matemática a situações práticas e outros campos do conhecimento. Conclusões: Conclui-se que as abordagens interdisciplinares e transdisciplinares são fundamentais para uma educação matemática mais eficaz e relevante, oferecendo aos alunos ferramentas necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos e para uma participação efetiva na sociedade. As implicações para a prática educacional incluem a necessidade de reforma curricular e desenvolvimento profissional contínuo dos professores para incorporar efetivamente essas abordagens no ensino de matemática. Sugere-se também maior colaboração entre disciplinas para facilitar a integração curricular.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Ensino de Matemática, Educação Contemporânea, Abordagens Pedagógicas
Texto completo:
PDFReferências
BASTOS, Clecia Rosas Brito et al. As brincadeiras como práticas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições à luz da teoria de Piaget e Vygotsky. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 41, n. 1, p. 462-485, 2023.
D’AMBROSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 97-115.
DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . acessos em 5 abr. 2024.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. Ed. São Paulo: Cortez,. 2006,
DE SOUSA, Maria do Bonfim Soares. A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma lacuna na pesquisa contemporânea. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 16, n. 1, p. 564-579, 2024.
DO CARMO, Walkiria Batista. Competências Socioemocionais na Escola: Incertezas e Desafios. Altus Ciência, v. 17, n. 17, p. 36-48, 2023.
FAZENDA, Ivani Catarina A. (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p.176.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Ega, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIMÉNEZ, Mercedes Blanchard et al. Afetividade na educação infantil: um estudo de caso à luz de Paulo Freire, Piaget e Wallon. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 32, n. 1, p. 245-258, 2021.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação – Os projetos de Trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998;
MORAN, J.M. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001.
POMBO, O. A interdisciplinaridade: reflexão e experiência. (Coleção Educação Hoje). 2. Ed. Lisboa: Wachawisk, 1994.
RAMINHO, E. G.; GONÇALVES, M. C. da S.; FURTADO, A. C. Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI: Um projeto a ser discutido. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023014, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17109. Acesso em: 05 abr. 2024.
RAMINHO, Edney Gomes; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia; SÍVERES, Luiz. A relevância da interatividade pelo lúdico no processo de ensino e aprendizagem da leitura. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, p. 20-33, 2023.
SANTOS, Ana Rachel Pires Cantarelli; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia. Profissão Docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 423-438, 2023.
SOUZA, E. G.; BARBOSA, J. C. Contribuições teóricas sobre a aprendizagem matemática na modelagem matemática. Zetetiké, FE/Unicamp, v. 22, n. 41, 2014.
YIN. R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução: Daniel Bueno; revisão técnica: Dirceu da Silva. Porto Alegre, RS: Penso, 2003.
Apontamentos
- Não há apontamentos.