Educação Física escolar e sua influência nas motivações e desmotivações dos estudantes em relação à prática desse componente curricular

Joelton de Oliveira Neres, Henrique López

Resumo


 

Resumo: Este estudo investiga os fatores que influenciam a motivação e a desmotivação dos alunos do Ensino Fundamental em relação à Educação Física, com o objetivo de sugerir métodos para tornar as aulas mais inclusivas e engajadoras. A Educação Física é crucial para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo saúde física e mental, e habilidades sociais como trabalho em equipe. No entanto, a maneira como é conduzida pode gerar tanto motivação quanto desmotivação, especialmente se não for inclusiva. A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, utilizando uma revisão de literatura e um questionário aplicado a quinze alunos do Ensino Fundamental para coletar dados sobre suas experiências e percepções. A análise dos dados revelou que, embora muitos alunos estejam motivados, desafios como infraestrutura inadequada e falta de inclusão persistem, afetando a participação efetiva dos alunos. As conclusões destacam a necessidade de escolas promoverem um ambiente de Educação Física que motive e acolha todos os alunos, garantindo que a disciplina contribua positivamente para o desenvolvimento dos jovens. Isso ressalta a importância de abordagens pedagógicas que valorizem a inclusão e a motivação, orientando as políticas escolares para melhor atender às necessidades dos alunos.

 

Palavras-chave: Educação Física Escolar, Motivação, Inclusão

 


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