Explorando Horizontes Matemáticos: O Papel do Laboratório de Ensino de Matemática na Educação Pública
Resumo
Resumo: A temática do estudo abordou o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como um espaço fundamental para a experimentação e aquisição de conhecimentos matemáticos, enfocando sua implementação em escolas da rede pública municipal de Iporá-GO. O objetivo foi analisar as percepções de professores e alunos sobre a contribuição do LEM no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Os métodos incluíram uma abordagem qualitativa com uso de questionários e entrevistas semi-estruturadas para coletar dados sobre a utilização e percepções do LEM. Os resultados indicaram que tanto alunos quanto professores percebem o LEM como um recurso valioso que aumenta o engajamento com a matemática através de práticas mais interativas e práticas. As conclusões destacaram a importância de expandir e melhor utilizar o LEM nas escolas para integrar efetivamente este recurso nas estratégias de ensino, visando enfrentar os desafios educacionais do século XXI.
Palavras-chave: Laboratório de Ensino de Matemática, Educação Matemática, Ensino Interativo, Percepções de Alunos e Professores, Escolas Públicas.
Texto completo:
PDFReferências
Referências
BASTOS, Clecia Rosas Brito et al. As brincadeiras como práticas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições à luz da teoria de Piaget e Vygotsky. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 41, n. 1, p. 462-485, 2023.
BRASIL, PCN, Parâmetros curriculares nacionais: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 24-25p.
DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . acessos em 5 abr. 2024.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2 ed. Campinas, SP: Autores associados,1997. 129 p.
DE SOUSA, Maria do Bonfim Soares. A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma lacuna na pesquisa contemporânea. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 16, n. 1, p. 564-579, 2024.
DO CARMO, Walkiria Batista. Competências Socioemocionais na Escola: Incertezas e Desafios. Altus Ciência, v. 17, n. 17, p. 36-48, 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. 141-148 p.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5ed. Campinas SP: Autores Associados. Coleção educação contemporânea. 2009. 38-33p.
GIMÉNEZ, Mercedes Blanchard et al. Afetividade na educação infantil: um estudo de caso à luz de Paulo Freire, Piaget e Wallon. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 32, n. 1, p. 245-258, 2021.
LORENZATO, S. A. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. A. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 3-37.
LORENZATO, Sérgio. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3 ed. Campinas, SP: Autores associados, 2012. 178 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações.2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde.São Paulo: Hucitec, 1994.
TAHAN, Malba. Didática da Matemática v.2. 2ªed. S. Paulo :Saraiva, 1965. 247 p. s/ISBN.
RAMINHO, E. G.; GONÇALVES, M. C. da S.; FURTADO, A. C. Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI: Um projeto a ser discutido. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023014, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17109. Acesso em: 05 abr. 2024.
RAMINHO, Edney Gomes; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia; SÍVERES, Luiz. A relevância da interatividade pelo lúdico no processo de ensino e aprendizagem da leitura. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, p. 20-33, 2023.
SANTOS, Ana Rachel Pires Cantarelli; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia. Profissão Docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 423-438, 2023.
TURRIONI, A. M. S. O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2004.
VARIZO, Zaíra da Cunha Melo. Laboratório de matemática escolar – Série laboratório de matemática escolar. Caderno 01. ed. – Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Instituto de Matemática e Estatística, 2001. 45-55p.
Apontamentos
- Não há apontamentos.