Práticas de Leitura no 5º Ano do Ensino Fundamental: Um Estudo Qualitativo em Iporá, GO

Regina Rosa de Oliveira Almeida, Maria Elba Medina Barros

Resumo


Resumo: O artigo Práticas de Leitura no 5º Ano do Ensino Fundamental: Um Estudo Qualitativo em Iporá, GO, focalizando na importância da leitura no desenvolvimento educacional dos alunos. Objetivo: A pesquisa objetiva analisar as práticas de leitura em uma escola estadual de Iporá, GO, com o intuito de contribuir para a compreensão do funcionamento dessas práticas. Justifica-se a investigação pela necessidade de estabelecer uma base sólida para o letramento e formação de leitores competentes no 5º ano do Ensino Fundamental, considerando a leitura como prática social, cultural e histórica. Metodologia: A metodologia qualitativa foi escolhida por sua adequação na exploração das práticas de leitura, utilizando entrevistas semiestruturadas, observações em sala de aula e análise documental. Participaram do estudo professores do 5º ano, selecionados com base em critérios de inclusão claros. Resultados: Os resultados revelam práticas de leitura variadas, enfatizando a construção de significados e o desenvolvimento de leitores críticos e ativos. A análise dos dados destaca a implementação dessas práticas em sala de aula e sua relação com teorias de aprendizagem e literatura existente no campo. A discussão compara os achados com estudos anteriores, explorando as implicações para a prática pedagógica e a formação leitora. Conclui-se destacando a relevância dessas práticas no contexto educacional, ao mesmo tempo em que se reconhecem as limitações do estudo e se sugere direções para futuras pesquisas na área.

 

Palavras-chave: Práticas de Leitura; Ensino Fundamental; Formação de Leitores


Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, Clecia Rosas Brito et al. As brincadeiras como práticas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições à luz da teoria de Piaget e Vygotsky. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 41, n. 1, p. 462-485, 2023.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1997. CHARTIER, Roger. As revoluções da leitura no Ocidente. In: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: ALB, 1999. p.19-31.

DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . acessos em 5 abr. 2024.

DO CARMO, Walkiria Batista. Competências Socioemocionais na Escola: Incertezas e Desafios. Altus Ciência, v. 17, n. 17, p. 36-48, 2023.

FERREIRO, Emilia; Teberosk, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Medicas 1985. 284p.

FREIRE, P. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

GERALDI, J.W. O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: ASSOESTE, 1984.

KLEIMAN, A.B. Leitura, ensino e pesquisa. 2. ed. São Paulo: Pontes, 1996.

LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: AGUIAR Vera Teixeira de. et al.

MINAYO, Maria C. de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. Ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

RAMINHO, E. G.; GONÇALVES, M. C. da S.; FURTADO, A. C. Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI: Um projeto a ser discutido. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023014, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17109. Acesso em: 05 abr. 2024.

RAMINHO, Edney Gomes; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia; SÍVERES, Luiz. A relevância da interatividade pelo lúdico no processo de ensino e aprendizagem da leitura. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, p. 20-33, 2023.

RAMINHO, Edney Gomes; SÍVERES, Luiz. A educação pelo ensino e aprendizado da leitura à luz da complexidade e da transdisciplinaridade. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 05-22, 2023.

SANTOS, Ana Rachel Pires Cantarelli; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia. Profissão Docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 423-438, 2023.

SOARES, Magda B. Alfabetização e letramento. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.