A Música na Educação de Jovens e Adultos (EJA): é possível pensar nessa abordagem no ensino de Ciências?
Resumo
O uso da música na educação pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, uma vez que oferece novas maneiras de adquirir, criar e recriar conhecimentos. Isso foi possível de ser observado por parte de estudantes dos cursos de Licenciatura em Química, Física, Biologia e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) durante uma das intervenções propostas pelo Programa Residência Pedagógica no ano de 2023. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo fazer um levantamento bibliográfico na revista científica Educação, Cultura e Sociedade no período de 2011 a 2023, para identificar as publicações que se apropriam da música no processo de ensino-aprendizagem em Ciências e/ou Química na modalidade EJA. Os resultados encontrados mostram que há uma escassez de produções que abordam esse tipo de metodologia para o ensino de Ciências/Química na modalidade EJA, o que sugere uma oportunidade para pesquisadores(as) dessa área explorarem essa temática, desenvolvendo novas abordagens para auxiliar os(as) professores(as) a aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nessa modalidade.
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