O IMPACTO DO TDAH NA SALA DE AULA SOB A ÓTICA DO PROFESSOR
Resumo
Este artigo trata do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH e suas implicações para o professor no decorrer do trabalho pedagógico. Teve como objetivo, apresentar o conceito e características do TDAH e as sugestões para o trabalho do professor. A metodologia foi do tipo bibliográfica, abrangendo a leitura, análise e interpretação de obras impressas, periódicos e documentos disponíveis em ambiente virtual. Como resultado, o TDAH não indica, necessariamente um déficit na aprendizagem, mas a necessidade de adoção de estratégias e recursos que consigam levar o aluno a vencer suas próprias barreiras que prejudicam o aprender. Dessa forma, o TDAH reduz a capacidade de atenção, concentração e domínio sobre o próprio comportamento, prejudicando o desenvolvimento de tarefas que exijam que o aluno permaneça atento e concentrado, em situações que exijam mais calma. Assim, o professor deve saber quais situações ou objetos colaboram para que o aluno fique inquieto ou se distraia, adotando o uso de recursos e metodologias diferenciados.
Texto completo:
PDFReferências
AMORIM, C. Instituto Paulista de Déficit de Atenção. 2005. Disponível em: Acesso em: Acesso em: 18 set. 2023.
ARAÚJO, M.; SILVA, S. A. P. dos S. Comportamentos indicativos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças: alerta para pais e professores. 2014. Disponível em: Acesso em: 22 ago. 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO. ABDA. Como diagnosticar crianças e adolescentes. 2015. Disponível em: Acesso em: 22 ago. 2023.
BARKLEY, R. A. Família e TDAH. 2010. Disponível em: Acesso em: 22 ago. 2023.
BENCZIK, E. B. P. O TDAH na escola. 2011. Disponível em: Acesso em: 18 set. 2023.
BIBIANO, B. Hiperatividade e DDA – Educar para Crescer. 2006. Disponível em: Acesso em: 01 out. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GONÇALVES, P. S. O trabalho em ambiente escolar com alunos portadores do distúrbio de déficit de atenção com hiperatividade. 2011. Disponível em: Acesso em: 20 set. 2023.
JUNQUEIRA, P. A. O Impacto do TDAH na Sala de Aula. 2008. Disponível em: Acesso em: 01 out. 2023.
MATTOS, P. No Mundo da Lua. São Paulo. Casa da Leitura Médica, 2008.
PETRY, A. Hiperatividade: Características e Procedimentos Básicos Para Amenizar as Dificuldades. 2013. Disponível em: Acesso 18 ago. 2023.
PINHEIRO. S. C. A. de S. Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no Ambiente Escolar. 2010. Disponível em: Acesso em: 13 set. 2023.
RIZZO, G. Educação Pré-Escolar. 5ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2008.
SILVA, A. B. Mentes Inquietas: TDAH, desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de janeiro: Objetiva, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.