A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO REMOTO E PÓS-REMOTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Resumo
Este é um relato de revisão sistemática de literatura (RSL), produto final da dissertação de conclusão de curso do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão. Nos últimos três anos o mundo passou por diversas mudanças em decorrência da pandemia da Covid-19. No âmbito educacional, vivemos a experiência do ensino remoto, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Para a realização das aulas síncronas e assíncronas, foi necessária a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como recurso pedagógico no cotidiano escolar. Diante desse cenário, partimos do seguinte questionamento: Como se deu o processo de utilização das TDIC para o desenvolvimento das práticas educativas na alfabetização de crianças, no período remoto e pós remoto? Este estudo objetiva analisar a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC por professores, visando à alfabetização de crianças no período remoto e pós remoto. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como metodologia a revisão sistemática de literatura (RSL). Após o levantamento bibliográfico, foram selecionados para análise artigos publicados em território nacional entre os anos de 2019 - 2023. Os resultados mostraram que dentre os principais desafios encontrados por alunos e professores para realização das atividades no ciclo alfabetizador, estão: a ausência de aparato tecnológico; despreparo discente e docente para lidar com as tecnologias digitais; falta de acompanhamento familiar; e ausência do professor/alfabetizador no mesmo ambiente de aprendizagem. Por outro lado, verificou-se que a integração das TDIC no cotidiano escolar favorece o desenvolvimento de práticas significativas e interativas de leitura e escrita. O estudo mostrou ainda que a realidade escolar nos contextos das escolas públicas foi mais prejudicial à aprendizagem dos estudantes do que nas escolas privadas, evidenciando a desigualdade social, econômica e cultural que constitui o sistema educacional brasileiro.
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