Desafios na Aquisição da Leitura e Escrita: Uma Revisão de Literatura sobre o Ensino Fundamental II

Celma Martins da Silva Fonseca, Alba Maria Mensonza Cantero

Resumo


Resumo: Este artigo explora as dificuldades na aquisição de leitura e escrita entre alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, destacando barreiras e estratégias eficazes identificadas em pesquisas recentes. O estudo, utilizando uma abordagem qualitativa e uma revisão bibliográfica detalhada, conforme recomendado por Oliveira (2008), analisa como esses desafios afetam o ensino-aprendizagem, propondo práticas pedagógicas que mitigam essas dificuldades. Os resultados apontam que a falta de motivação, as dificuldades de compreensão fonética e a inadequação dos materiais didáticos aos contextos culturais e sociais dos alunos são as principais barreiras encontradas. Foi observado que estratégias que integram leitura e escrita ao desenvolvimento cultural e social dos estudantes são particularmente benéficas, melhorando não apenas as habilidades técnicas, mas também o engajamento e o interesse dos alunos pelo aprendizado. A pesquisa também ressalta a importância de os educadores adaptarem suas metodologias para refletir a diversidade cultural e social da população estudantil. Isso inclui a implementação de currículos que promovam a relevância social da leitura e da escrita, incentivando os alunos a interagir com uma variedade de textos e contextos. Essa abordagem enriquece a experiência educacional e prepara os alunos para aplicar suas habilidades de leitura e escrita em situações práticas da vida cotidiana. Concluímos que uma abordagem pedagógica mais holística e integrada é essencial para superar as barreiras no ensino de leitura e escrita. As práticas educacionais e os currículos devem ser revistos e adaptados para valorizar a diversidade linguística e cultural, reconhecendo a leitura e a escrita como práticas sociais fundamentais. Tal mudança pode cultivar uma geração de leitores e escritores mais competentes e críticos, capazes de participar de forma significativa na sociedade.

 

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino Fundamental. Dificuldades de aprendizagem.


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