Atletismo no Ambiente Escolar: Contribuições para o Desenvolvimento Físico, Cognitivo e Social

Suriá Ferreira Rodrigues de Oliveira, Henrique López

Resumo


Resumo: Este estudo explora a integração do atletismo no currículo do Ensino Fundamental II, enfocando o impacto desse esporte no desenvolvimento integral dos alunos. Inicialmente, abordamos as potencialidades educacionais do atletismo e as limitações práticas que enfrenta nas escolas, como a falta de recursos adequados e a necessidade de formação específica para os educadores físicos. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar o impacto da introdução do atletismo nas aulas de Educação Física, buscando entender como essa integração pode ser benéfica para o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos alunos, além de identificar os desafios enfrentados pelos educadores na implementação de um programa eficaz de atletismo. Adotamos uma metodologia qualitativa, com a seleção intencional de quatro professores de Educação Física com experiência no ensino do atletismo. Utilizamos questionários semi-estruturados e entrevistas, complementados por observações em aulas práticas, para coletar dados ao longo de um semestre letivo. A análise temática dos dados foi empregada para identificar padrões relacionados aos desafios e benefícios do atletismo. Os resultados indicam uma percepção positiva sobre o valor do atletismo para o desenvolvimento dos alunos, apesar dos desafios práticos observados. Sugerimos adaptações no ambiente escolar e na formação continuada dos professores para integrar o atletismo de forma eficaz nas escolas.

 

Palavras-chave: Atletismo, Educação Física, Desenvolvimento Integral, Formação de

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Eliane; NASCIMENTO, Silva. Representações Sociais da Educação Física no Contexto Escolar: Um Estudo em Iporá-GO. ALTUS CIÊNCIA, v. 20, n. 20, p. 299-311, 2023.

BRACHT, Dr. Valter. A educação física no ensino fundamental. Espirito Santo: 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7170-3-6-educacao- fisica-ensino-fundamental-walter-bracht/file. Acesso em: 30 maio 2023.

BRAGADA, José. O atletismo na escola. Horizonte-Revista de Educação Física e Desporto, vol. XVII, nº 99, Jun-Jul. 2011.

FURBINO, Ana Paula Amaral et al. A importância do atletismo como conteúdo da educação física escolar. Brasília/DF: Setembro/2010. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/4concoce/4concoce/paper/viewFile/2537/1201. Acesso em: 11 junho 2023.

DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . acessos em 5 abr. 2024.

DEMO, Pedro. Aprender com suporte digital-Atividades autorais digitais. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 25, n. 1, p. 10-94, 2020. Disponível em: https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1284. Acesso em 01 de março de 2024.

FREITAS, Hebrayn Bezerra. A importância do espaço físico e materiais pedagógicos para as aulas de educação física na escola pública do município de Unaí – MG. Buritis/MG: 2014. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/9615/1/2014_HebraynBezerraFreitas.pdf. Acesso em: 11 junho 2023.

GRESPAN, Marcia Regina: Educação Física no ensino fundamental: primeiro Ciclo/Marcia Regina Grespan. – Campinas, Sp: Papirus, 2002.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. Editora Atlas S.A | São Paulo: 2007. Disponível em: http://www.labev.uerj.br/textos/tecnicas- pesquisa_documentacao-direta-pesquisa-campo_pesquisa-laboratorio.pdf. Acesso em: 18 junho de 2023.

MATTHIESEN; Sara Quenzer, org. Atletismo: se aprende na escola. Jundiaí-SP, 2005.

PEREIRA, José Matias Pereira. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica, Editora Atlas S.A-2012. Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, Fundamentos de Metodologia Científica, Editora Atlas S.A-2010.

RAMINHO, E. G.; GONÇALVES, M. C. da S.; FURTADO, A. C. Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI: Um projeto a ser discutido. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023014, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17109. Acesso em: 05 abr. 2024.

RAMINHO, Edney Gomes; SÍVERES, Luiz. A educação pelo ensino e aprendizado da leitura à luz da complexidade e da transdisciplinaridade. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 05-22, 2023.

ROSA, Rodolfo Silva da. Atletismo e desenvolvimento humano: Possibilidades pedagógicas em ambiente escolar. Rondonópolis: 2016. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/09/Disserta%C3%A7%C3%A3o- Rodolfo-Silva-da-Rosa.pdf. Acesso em: 17 junho 2022.

SANTOS, Ana Rachel Pires Cantarelli; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia. Profissão Docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 423-438, 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.