Alfabetização em Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática das Práticas e Desafios Pedagógicos
Resumo
Resumo: Este artigo visa elucidar as práticas e desafios associados à alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de uma revisão sistemática da literatura. O estudo enfoca especialmente em estratégias adaptativas que podem facilitar a integração e o sucesso acadêmico desses alunos em ambientes de ensino regulares. A metodologia adotada foi qualitativa, com enfoque descritivo, baseada em uma extensa revisão bibliográfica. Utilizamos descritores específicos como "Transtorno do Espectro Autista", "alfabetização" e "dificuldades", visando identificar estudos relevantes que discutem a alfabetização nesta população especial. A pesquisa abrangente permitiu uma análise detalhada de várias práticas educativas, focando em estratégias eficazes e desafios comuns enfrentados por educadores. Os resultados indicam que crianças com TEA frequentemente enfrentam barreiras significativas na aprendizagem, que incluem dificuldades com a decodificação, compreensão e interação social, afetando diretamente a capacidade de aprender a ler e a escrever. Estratégias que incorporam abordagens multimodais, como o uso de recursos visuais, tecnologia assistiva e métodos baseados em interações sociais, mostraram-se promissoras. As conclusões reforçam a necessidade de práticas de alfabetização que sejam inclusivas e adaptadas às necessidades específicas de alunos com TEA. Os educadores são encorajados a implementar metodologias baseadas em evidências e a colaborar com as famílias e profissionais de saúde para desenvolver um ambiente de aprendizagem ativo e eficaz. Além disso, sugere-se que futuras pesquisas investiguem mais profundamente a eficácia das tecnologias assistivas e outras abordagens inovadoras na educação desses alunos.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, alfabetização, educação inclusiva, estratégias de ensino, desafios pedagógicos
Texto completo:
PDFReferências
BOSA, Cleonice Alves. Autismo: atuais interpretações para antigas observações. In BAPTISTA, Claudio Roberto; BOSA, Cleonice Alves (org). Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Editora Artmed, 2006, p. 21-39
BRASIL. Casa Civil. Lei 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: 2015.
BRIGANDI, S.A. et al. Autistic Children Exhibit Decreased Levels of Essential Fatty Acids in Red Blood Cells. International Journal of Molecular Sciences, v. 16, n. 5, p. 10061- 10066. 2015.
CARNAHAN, C.R.; WILLIAMSON, P.S.; CHRISTMAN, J. Linking Cognition and Literacy in Students With Autism Spectrum Disorder. Teaching Exceptional Children, v. 43, n. 6, p. 54-62, 2011.
COUTINHO, Mariza Xavier. Identidade e ética profissional: atuação mediadora e interventiva em questões sociais da educação especial/inclusiva. Altus Ciência, v. 17, n. 17, p. 469-488, 2023.
DA ROCHA RIBAS, Márcia Helena. Recursos na Educação Especial: Promovendo a Inclusão e Diversidade. ALTUS CIÊNCIA, v. 20, n. 20, p. 343-356, 2023.
DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . acessos em 5 abr. 2024.
DEMO, Pedro. Aprender com suporte digital-Atividades autorais digitais. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 25, n. 1, p. 10-94, 2020. Disponível em: https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1284. Acesso em 01 de março de 2024.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOMES, Camila Graciella Santos; MENDES, Enicéia Gonçalves. Escolarização inclusiva de alunos com autismo na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, n. 3, p. 375‑396, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/MLYDnyY5DbKb3mpC8NCKtwb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 mar. 2022.
MINAYO, M. C. de L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.
MENDES, Amanda Ferreira; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de; POLETTO, Lizandro. Educação inclusiva: desafios das crianças surdas no processo de alfabetização. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 23-35, 2023.
ORRÚ, S.E. Contribuciones Del Abordaje Histórico-cultural a La Educación de Alumnos Autistas. Humanidades Médicas, v. 10, n. 3, P. 1-11, 2010.
PEROTTI, I.L. O Transtorno do Espectro do Autista na escola: um labirinto de práticas interligadas na/à alfabetização. Percurso Acadêmico, v. 6, n. 12, p. 353-370, 2016.
PIMENTEL, Ana Gabriela Lopes; FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda. A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo.
Audiology: Communication Research, v.19, n. 2, p. 171‑178, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2317-64312014000200012 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/S9vVj4QZJHQrnsZy3Tx55Tj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 Jul. 2022.
SAMPAIO, C.M.T; OLIVEIRA, F.O. O Desafio Da Leitura e da Escrita em Crianças com Pertubação do Espectro do Autismo. Revista de Psicologia, v.11, n.36, p. 343-362. 2017.
SANTOS, Ana Rachel Pires Cantarelli; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia. Profissão Docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 423-438, 2023.
RAMINHO, E. G.; GONÇALVES, M. C. da S.; FURTADO, A. C. Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI: Um projeto a ser discutido. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023014, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17109. Acesso em: 05 abr. 2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.