O Papel dos Jogos Populares na Educação Física: Uma Revisão de Literatura

Márcio de Oliveira Silva, Enrique López

Resumo


Resumo: Este estudo aborda a importância dos jogos populares nas aulas de Educação Física, enfocando seu papel no desenvolvimento integral das crianças e na preservação cultural. O objetivo desta pesquisa é investigar a influência dessas práticas lúdicas no ensino fundamental, explorando as nuances de sua aplicação e impacto. Adotou-se uma metodologia qualitativa, através de uma revisão detalhada da literatura, para compreender como esses jogos são integrados ao currículo escolar e como variam entre diferentes instituições educacionais. Os resultados revelaram que, apesar das variações na implementação, os jogos populares contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e motor dos alunos, além de promoverem inclusão e diversidade. Conclui-se que os jogos populares são essenciais não apenas para o desenvolvimento físico e social, mas também como uma ferramenta pedagógica que auxilia no resgate de tradições culturais, sendo crucial sua integração mais efetiva nas escolas.

 

Palavras-chave: Jogos populares, Educação Física, Desenvolvimento infantil, Cultura tradicional, Metodologia qualitativa

 


Texto completo:

PDF

Referências


CAPON, J. Propostas de Atividades para a Educação pelo Movimento: atividades motoras para criança em desenvolvimento. São Paulo: Manole,1989.

CANDIDO, C. T. R. A importância de jogos e brincadeiras na educação infantil. Saberes docentes em ação. Minas Gerais, 2021.

CARDOSO, S. R. Memórias e jogos tradicionais infantis:lembrar e brincar é só começar. Londrina: Eduel,2004.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez,1992.

COSTA, V. L. A importância dos jogos nas aulas de educação física. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora da Universidade de Brasília, Ariquemes, RO, 2016.

DARIDO, S. C.; JUNIOR, O. M. S. J. Para ensinar educação física: Possibilidades de intervenção na escola. Campinas, São Paulo: Papirus, 2005.

DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . acessos em 5 abr. 2024.

DEMO, Pedro. Aprender com suporte digital-Atividades autorais digitais. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 25, n. 1, p. 10-94, 2020. Disponível em: https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1284. Acesso em 01 de março de 2024.

FERREIRA, A. F. Os jogos digitais como apoio pedagógico nas aulas de educação física escolar pautadas no currículo do estado de São Paulo. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. Rio Claro. SP. 2015.

FERREIRA, D. A. C.; ROLIN, F. M. S.; SOBRAL, J. H. A educação física e sua contribuição para o desenvolvimento motor na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2012.

FREIRE, P. Cartas à Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FRIEDMANN, A. Brincar: crescer e aprender – O resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1995.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIMÉNEZ, Mercedes Blanchard et al. Afetividade na educação infantil: um estudo de caso à luz de Paulo Freire, Piaget e Wallon. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 32, n. 1, p. 245-258, 2021.

GOUSGOUNIS, Nikos. O desafio da antropologia como ciência humanitária na busca eterna por originalidade entre a diferença cultural e a alteridade social. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 47, n. 1, p. 14-26, 2024.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2010.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1999.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 2007.

MELLO, A. M. Jogos tradicionais e brincadeiras infantis. Rio de Janeiro, 2002.

OKAMOTO, S.R.S. O jogo popular como conteúdo de ensino nas aulas de educação física. Londrina, 2011.

PEREIRA, I.S.F. A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho - imagem e representação. Rio de Janeiro: LTC, 1980.

RAMINHO, Edney Gomes; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia; SÍVERES, Luiz. A relevância da interatividade pelo lúdico no processo de ensino e aprendizagem da leitura. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, p. 20-33, 2023.

SANTOS, G.F.L. Origem dos jogos populares: em busca do “elo” perdido. In: IV Congresso Norte Paranaense de Educação Física escolar, Universidade estadual de Londrina, jul/2009.

SANTOS, G. F. L. Origem dos Jogos Populares: em busca do “elo” perdido. In: congresso norte paranaense de educação física escolar, 4. 2009, Londrina. Anais. Londrina: UEL, 2014.

SANTOS, Ana Rachel Pires Cantarelli; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia. Profissão Docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 423-438, 2023.

RAMINHO, E. G.; GONÇALVES, M. C. da S.; FURTADO, A. C. Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI: Um projeto a ser discutido. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023014, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17109. Acesso em: 05 abr. 2024.

SOUZA J; M. B. M; MELO, M. S. T. O jogo como conteúdo de ensino para a prática pedagógica da Educação Física na escola. Corporis, Recife, v. ano 1,n.1, p.49-53, 1996.

SILVA FILHO, J. F. da. Jogos populares: uma revisão bibliográfica. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.