Fortalecendo a Educação Inclusiva por meio do Ensino Itinerante: Um Estudo sobre Apoio Pedagógico e Desafios nas Escolas Brasileiras
Resumo
Resumo: Este estudo investiga o papel do ensino itinerante na promoção da educação inclusiva nas escolas brasileiras. A educação inclusiva enfrenta desafios significativos, como a escassez de recursos e a falta de formação adequada para professores. O ensino itinerante, que envolve a movimentação de professores especializados entre escolas para fornecer apoio pedagógico personalizado, surge como uma estratégia promissora para superar essas barreiras. Esta pesquisa foi motivada pela necessidade de explorar como esse modelo pode efetivamente contribuir para a inclusão efetiva, preenchendo uma lacuna importante entre a teoria e a prática.O objetivo geral do estudo é analisar o impacto do ensino itinerante na educação inclusiva. Os objetivos específicos incluem descrever as metodologias e práticas adotadas, avaliar a percepção dos professores regulares sobre esse suporte e explorar melhorias potenciais no modelo para maximizar sua eficácia. A metodologia adotada é qualitativa, com um desenho de pesquisa exploratório e descritivo, utilizando entrevistas semiestruturadas, observações participativas e análise documental para coleta de dados em escolas públicas que implementam o ensino itinerante. Os resultados indicam que, apesar dos benefícios observados, desafios relacionados à integração e sustentabilidade do programa persistem. As considerações finais sugerem que, embora o ensino itinerante ofereça suporte valioso, são necessárias melhorias contínuas para garantir que a educação inclusiva seja uma realidade prática nas escolas brasileiras.
Palavras-chave: Inclusão; Educação; Itinerante; Escolas.
Texto completo:
PDFReferências
ARANHA, M. S. F. (2001) Inclusão social e municipalização. In: MANZINI, E. J. (Org.). Educação Especial: temas atuais. Marília: Ed. da UNESP, 2001. p.01-11.
BERALDO, P. B. As percepções dos professores de escola pública sobre a inserção do aluno tido como deficiente mental em classes regulares do ensino. 1999. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1999.
CAPELLINI, V. L. M. Avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. 2005. 300f. Tese (Doutorado em Educação Especial). – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
CASTRO, M. A. B. C. Inclusão Escolar: das intenções à prática: um estudo sobre a implantação da Proposta de Ensino Especial da Rede Municipal de Natal/RN. 1997. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . acessos em 5 abr. 2024.
DEMO, Pedro. Aprender com suporte digital-Atividades autorais digitais. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 25, n. 1, p. 10-94, 2020. Disponível em: https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1284. Acesso em 01 de março de 2024.
GARCIA, C. A. A. Um estudo das práticas no processo de inclusão da criança portadora de dismotria cerebral ontogenética. 2002. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2002.
GUIMARÃES A. A inclusão que funciona. Revista Nova Escola, São Paulo, n165, 2003.
LÚCIO, S. C. Análise e perspectivas do ensino itinerante como um serviço de apoio pedagógico especializado. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, 2004.
MENDES, E. G. Perspectivas para a construção da escola inclusiva no Brasil. In: PALHARES, M. S.; MARINS, S. (Org.). Escola inclusiva. São Carlos: Ed. da UFSCAR, 2002. p.61-85.
MENDES, E. G. Deficiência Mental: a construção científica de um conceito e a realidade educacional. 1995. 387f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 1995.
SANTOS, Ana Rachel Pires Cantarelli; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia. Profissão Docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 423-438, 2023.
RAMINHO, E. G.; GONÇALVES, M. C. da S.; FURTADO, A. C. Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI: Um projeto a ser discutido. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023014, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17109. Acesso em: 05 abr. 2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.