A Prática Docente na Escola Especial de Jovens e Adultos (EEJA): Um estudo de caso em especial do aluno com deficiência intelectual
Resumo
Resumo: A presente pesquisa investiga as práticas docentes na Escola Especial de Jovens e Adultos (EEJA) focada no estudo de caso de alunos com deficiência intelectual, inserindo-se em discussões sobre a formação de consciência e a estruturação da humanidade através da educação. Esse estudo visa compreender como a educação pode fundamentar-se como um requisito essencial para a inclusão social desses educandos. Objetivos: O principal objetivo é analisar as práticas pedagógicas aplicadas na EEJA de Iporá, destacando as características e transformações no ensino de jovens e adultos com necessidades educativas especiais (NEEs), além de responder a questões sobre a qualidade do ensino e a inclusão efetiva de alunos afastados do sistema educacional. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso na Escola Especial de Jovens e Adultos (EEJA), envolvendo a aplicação de questionários abertos a cinco professores e um aluno. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa para entender as dificuldades enfrentadas e as metodologias aplicadas, complementado por observações e entrevistas semi-estruturadas. Resultados: Os resultados indicam que, embora os métodos pedagógicos variem, existe uma busca comum por uma educação impactante. Identificou-se a necessidade de adaptações metodológicas para melhor atender aos alunos com NEEs, focando no uso das vivências dos alunos para a construção de sua aprendizagem. A pesquisa destacou a recuperação de competências pelos alunos e a necessidade de revisão das práticas docentes. Conclusões: A educação na Escola Especial de Jovens e Adultos (EEJA), deve transcender a visão de um instrumento ideológico e ser vista como uma ferramenta para transformação social e construção de um ambiente inclusivo. Este estudo ressalta a importância de práticas pedagógicas inovadoras e reflexivas que considerem as experiências dos alunos para uma aprendizagem significativa e eficaz.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas, Necessidades Especiais, Deficiência Intelectual
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PDFReferências
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