A Transformação do Perfil Leitor no Ensino Fundamental: Efeitos da Mediação de Leitura Literária

Terezinha Maria Fidelis, Maria Elba Medina Barrios

Resumo


Resumo: Este estudo investiga os efeitos da mediação de leitura literária na formação de leitores literários em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A importância do tema reside na necessidade de fomentar o gosto pela leitura e formar leitores críticos e autônomos. Justifica-se pela observação da falta de motivação e interesse pela leitura entre os alunos, o que representa um obstáculo ao desenvolvimento acadêmico e pessoal. A problemática central foi: "Quais as possíveis mudanças no perfil leitor dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e nas crenças sobre o trabalho com a leitura literária do(a) professor(a) a partir da inserção de uma nova proposta de mediação de leitura literária na sala de aula?" O objetivo geral foi analisar possíveis mudanças no perfil leitor dos alunos e nas crenças da professora. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa com pesquisa-ação, análise documental, grupos focais e questionários. Os resultados mostraram um aumento significativo no engajamento dos alunos e uma reestruturação das práticas pedagógicas da docente. A intervenção promoveu uma experiência literária rica, transformando a leitura em uma atividade prazerosa e significativa para os alunos. Conclui-se que a mediação de leitura literária é uma metodologia eficaz para desenvolver leitores críticos e autônomos, recomendando sua implementação em contextos educacionais similares.

 

Palavras-chave: Leitura. Mediação. Educação. Letramento.


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