Regimes Disciplinares em Colégios Militares: Um Estudo de Caso do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás – Ariston Gomes da Silva

Zélia Maria Barbosa Lima, Maria Elba Medina Barrios

Resumo


Resumo: Este estudo analisa as práticas disciplinares no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás – Ariston Gomes da Silva (CEPMG AGS) e seu impacto na percepção e comportamento dos alunos. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa incluiu 24 alunos de diferentes níveis escolares e seis educadores, entre professores e coordenadores. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, questionários e análise de documentos institucionais, como o regimento escolar, com a análise temática revelando que as práticas disciplinares, embora promovam um ambiente ordenado, são percebidas pelos alunos como restritivas e potencialmente alienantes, indicando um conflito entre disciplina e autonomia. O estudo conclui que as práticas disciplinares devem ser equilibradas com estratégias que fomentem a autonomia e o engajamento dos alunos, sugerindo a revisão das políticas disciplinares para incorporar mais participação democrática e respeito mútuo, visando um desenvolvimento mais integral e respeitoso dos estudantes.

 

Palavras-chave: disciplina, educação, autoridade, percepção

 


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