A PESQUISA NETNOGRÁFICA: UMA ANÁLISE DO GÊNERO TEXTUAL FANFIC DIANTE DAS PERSPECTIVAS DE UM LEITOR PROSSUMIDOR
Resumo
Este estudo visa discutir desafios da educação básica, a partir da contemporaneidade e do ciberespaço, perante as perspectivas de um professor pesquisador que se paute nas etapas da netnografia, valendo-se de uma abordagem qualitativa, com aproximação à pesquisa netnográfica. Diante destes aspectos, a plataforma spirit fanfiction foi analisada, sob a ótica multimodal como proposta aplicada às aulas de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando-se do gênero textual digital fanfic. Fundamenta-se nas etapas netnográficas de Kozinets (2014), nas contribuições sobre os multiletramentos e a multimodalidade de Rojo (2019), Ribeiro (2021), em interação com a cibercultura e a ubiquidade teorizadas por Santaella (2013, 2021) e em concomitância de um leitor prossumidor (Jenkins, 2015). De acordo com este estudo, pode-se compreender que o trabalho com as fanfics nas aulas de Língua Portuguesa contribuem ao que tange os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (2018), pois fazem parte da cultura juvenil contemporânea, sobretudo no que se refere às discussões realizadas neste estudo sobre o ciberespaço. Contudo, para que as práticas educacionais sejam significativas e emancipadoras, faz-se necessário o planejamento e o aprimoramento docente, desafios de uma atuação reflexiva, para além dos recursos técnicos e/ou tradicionais disseminados ao longo do tempo. São estas perspectivas que aproximam o descortinar da esteira de um pensamento convergente a emancipação e autonomia de um leitor da contemporaneidade pós-digital (Santaella, 2021), o leitor prossumidor.
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PDFReferências
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