Tecendo Conhecimentos: Abordagem Qualitativa na Investigação Educacional

Olira Saraiva Rodrigues, Carla Mariana Silva de Morais, Sheila Clarisa Gonzaga, Valcy Correa de Lima

Resumo


A pesquisa educacional desempenha um papel fundamental na compreensão e no aprimoramento do campo da educação, sendo essencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas e eficazes. Neste ensaio, propomos uma análise dos métodos qualitativos de pesquisa utilizados na investigação educacional, explorando suas abordagens e considerações metodológicas. Realizaremos uma revisão da literatura sobre esses métodos na área da educação, identificando suas principais características e comparando diferentes abordagens qualitativas. Além disso, examinaremos a relevância da pesquisa qualitativa na investigação educacional, com foco na abordagem fenomenológica de Ivani Fazenda. A pesquisa será embasada nas perspectivas de autores como André, Gatti, Aguiar e Fazenda, visando contribuir para o avanço do conhecimento e aprimoramento das práticas de pesquisa na área educacional. A abordagem qualitativa, por sua natureza flexível e adequação ao objeto de estudo das ciências sociais, oferece uma base sólida para a investigação, integrando pesquisa, objeto, método, objetivo, procedimentos e abordagem para gerar reflexões enriquecedoras e diversas contribuições para o desenvolvimento da pesquisa educacional.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ Marli, PUC SP, GATTI Bernardete A. Métodos Qualitativos de Pesquisa em Educação no Brasil: origens e evolução. https://www.uffs.edu.br/pastas-ocultas/bd/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graducao/repositorio-de-arquivos/arquivos-do-programa-de-formacao/modulo-vii-pesquisa-qualitativa-parte-ii/@@download/file

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Pesquisa quantitativa e qualitativa: perspectivas para o campo da educação. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p. 173-182, jul./dez. 2015.

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Pesquisa quantitativa e qualitativa: perspectivas para o campo da educação. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p. 173-182, jul./dez. 2015.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.