Apontamentos Sobre o Materialismo Histórico-Dialético e a Fenomenologia na Pesquisa Qualitativa em Educação

Fernando Lionel Quiroga, Jouzi Pereira Lopes, Osangela Tavares Tavares, Priscilla Gomes dos Santos, Igor Luis Teodorico

Resumo


O objetivo deste artigo é elucidar algumas características fundantes das abordagens metodológicas relativas ao “materialismo histórico-dialético” e a “fenomenologia” na pesquisa em educação. A proposta é de estabelecer uma discussão teórica que apresente as possibilidades de aproximação com cada método para a pesquisa qualitativa em educação. Metodologicamente este trabalho enquadra-se no gênero ensaístico, a partir de uma investigação teórica em que buscamos articular, de um lado, as principais contribuições do materialismo histórico-dialético e da fenomenologia na pesquisa educacional. Como principais resultados, observamos que o materialismo histórico-dialético constitui grande contribuição nas ciências humanas para a análise da realidade material situada em determinado contexto histórico.  No campo educacional, a fenomenologia tem sido um instrumento poderoso para investigar a natureza da aprendizagem, do ensino e da interação dentro do contexto escolar. Ensaiamos, ainda pontos de convergência entre as duas abordagens, destacando que tanto o materialismo histórico-dialético quanto a fenomenologia reconhecem a importância de analisar criticamente as estruturas sociais que influenciam o sistema educacional. Enquanto o materialismo histórico-dialético enfatiza as relações de classe, economia e poder que moldam a educação, a fenomenologia pode complementar essa análise ao destacar como essas estruturas sociais são vivenciadas e interpretadas pelos indivíduos.

Texto completo:

PDF

Referências


BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Aspectos da pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiane. (Orgs) Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011. p. 29-40.

BICUDO, Maria Aparecida Viggianni. Pesquisa Fenomenológica em Educação: possibilidades e desafios. PARADIGMA (MARACAY), v. XLI, p. 30-56, 2020.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. 2002. Disponível em:

scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 12 jul. 2023.

DEMO, Pedro. Introdução á metodologia da ciência.2. ed. São Paulo : Atlas, 1985.

FINI, M. I. Sobre a Pesquisa qualitativa em educação que tem a fenomenologia como suporte. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ESPÓSITO, Vitoria Helena Cunha. (Orgs.) Pesquisa qualitativa em educação. Piracicaba: UNIMEP. 1994. p. 23-33.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, SP: Atlas, 1995.

LEFEBVRE, Henri. Lógica forma lógica dialética. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1991.

MACHADO, Ozeneide Venancio de Melo. Pesquisa qualitativa: Modalidade fenômeno situado. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ESPÓSITO, Vitoria Helena Cunha. (Orgs.) Pesquisa qualitativa em educação. Piracicaba: UNIMEP. 1994. p. 35-45.

MANNHEIM, Karl. Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Zahar. 1968.

MARTINS, Joel.; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo: Centauro, 2005.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Aspectos da pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (Orgs) Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011. p. 29-40.

MARTINS, Ligia Marcia; LAVOURA, Tiago Nicola. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 71, p. 223-239, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428. Acesso em: 14 jul. 2023.

MASINI, Elcie Apparecida Fortes Salzano. Enfoque fenomenológico de pesquisa em educação. In: FAZENDA, Ivani. (org.). Metodologia de pesquisa educacional. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 61-67.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MORAES, Raquel de Almeida. Materialismo dialético e educação comparada. Filosofia e Educação, Campinas, v. 12, n. 3, p. 1804-1830, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8656677. Acesso em: 14 jul. 2023.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método Fenomenológico na pesquisa. 1ª. ed. São Paulo: Thomson Pioneira, 2002.

RIBEIRO JÚNIOR, João. Introdução à fenomenologia. Campinas: Edicamp, 2003.

SEVERINO, Joaquim Antonio. Metodologia do trabalho científico. 24ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2017.

TONET, I. Materialismo histórico-dialético na pesquisa (vídeo). Projeto Caféciência UFT. 2020. Disponível em: https://youtu.be/HroFkQXUwBc. Acessado em 20 de jul. 2023.

TOZONI-REIS, Marilia Freitas. de C. O método materialista histórico dialético para a pesquisa em educação. Rev. Simbio-Logias, v. 12, n. 17. 2020. Disponível em: https://www.ibb.unesp.br/Home/ensino/departamentos/educacao/o_metodo_materialista_historico_e_dialetico.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UTTA, B. P.; UTTA, Á. K. S. de A.; GONZÁLES, F. E. O materialismo histórico dialético como método para pesquisa em educação. Vi Congresso Nacional de Educação, 2019, Campina Grande. Realize Editora. Campina Grande: 2019. p. 1-11. Disponível em: https://editorarealize. Acesso em: 14 jul. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.