As pesquisas qualitativas, quantitativas e seus procedimentos

Thalita Fernanda Moreira Cardoso Amaral, Franciele Lourenço Lourenço Dias, Geovanna Gonçalves Gonçalves de Sousa, Raimundo Márcio Mota de Castro

Resumo


O objetivo do presente artigo é discorrer sobre a pesquisa quantitativa e qualitativa, apresentando suas principais aproximações, diferenciações, seus conceitos, relevâncias e nuances, utilizando-se de levantamento bibliográfico. Os apanhados frente a esse levantamento bibliográfico denotaram que essas abordagens apresentam tipos específicos de procedimentos, como: pesquisa documental, bibliográfica, experimental, ex-post facto, estudo de coorte, levantamento, estudo de campo, estudo de caso, a pesquisa-ação e pesquisa participante. Constatou-se então a importância de discutir sobre a dimensão que essas abordagens de pesquisa apresentam. Com a finalidade também de colaborar com o campo acadêmico, com os atuais e futuros estudos sobre a temática em questão, ao final do presente artigo são apresentados dois relatos de experiência das autoras que através de outras pesquisas utilizaram-se destas abordagens e procedimentos. 


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática? Entrepalavras, Fortaleza - ano 3, v.3, n.1, p. 322-334, jan/jul 2013.

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Pesquisa quantitativa e qualitativa: perspectivas para o campo da educação. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p. 173-182, jul./dez. 2015. https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4424/2546 Acesso em: 26 junho. 2023.

FLICK, Uwe. Orientação. In: _____. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Person, 2013. p. 13-51.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa: São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483 – 502, set./dez. 2005.

GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. In: Série Pesquisa em Educação. Brasília, Líber Livro, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas? In: _____. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 41-56.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr., 1995.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, mai./jun., 1995.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Ciência e conhecimento científico. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v.1, n. 3, 1996, 5 p.

POWELL, Richard Allen; SINGLE Helen M. Focus groups. International Journal for Quality in Health Care, v. 8, n. 5, p. 499–504, 1996. Disponível em: 8-5-499.pdf (silverchair.com).

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução á pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TRUJILLO, Ferrari, Alfonso. Metodologia da ciência. 3. Ed. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974.

VIEIRA, José Guilherme Silva. Metodologia de Pesquisa Científica na Prática. Curitiba: Editora Fael, 2010, 152 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.