O papel do gestor escolar na promoção da participação dos pais no ambiente educacional

Cleonice Ivanildes Rocha, Maria Elba Medina Barrios

Resumo


Resumo: Este estudo explora o papel do gestor escolar na integração dos pais no ambiente educacional, destacando a importância dessa participação para o desenvolvimento educacional dos alunos. A investigação adota uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental e na revisão de literatura, para compreender como a gestão escolar pode facilitar a colaboração entre escola e família. A metodologia empregada incluiu a revisão de estudos relevantes e legislação vigente, com foco nas teorias de autores como Libâneo (2012) e Veiga (2001), que discutem a democratização das escolas e a participação dos pais. Os resultados mostram que, apesar dos desafios, incluindo barreiras culturais e socioeconômicas, a participação dos pais na gestão escolar pode ser significativamente aprimorada através de estratégias que promovem o diálogo e a inclusão. Essas estratégias envolvem reuniões regulares, comunicação clara e a criação de espaços de participação ativa dos pais, que não apenas melhoram a qualidade do ensino, mas também fortalecem a coesão comunitária e o desenvolvimento cívico dos alunos. As considerações finais sugerem que a gestão democrática eficaz necessita do envolvimento ativo dos pais, que são essenciais para a formação integral dos alunos. Este estudo contribui para o campo educacional ao evidenciar a necessidade de práticas gestoras que valorizem a diversidade e promovam a equidade na participação escolar. Ao fazê-lo, reforça-se a importância de superar as visões tradicionais de gestão educacional e de adotar um modelo que seja verdadeiramente inclusivo e colaborativo.

 

 

Palavras-chave: Gestão escolar. Participação dos pais. Educação democrática. Integração escola-família.

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . acessos em 5 abr. 2021.

DEMO, Pedro. Aprender com suporte digital-Atividades autorais digitais. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 25, n. 1, p. 10-94, 2020.

FERREIRA, L. S. A Construção do Projeto Pedagógico. Material didático: Santa Maria. 2009. p. 1-26.

FERREIRA, S. L. Gestão do Pedagógico: de qual pedagógico se fala? In: Currículo sem Fronteiras, n.8, v.2, 2008. Santa Maria. 2008. p. 176, 189.

FREIRE, P. Educação como prática da Liberdade. 23. ed. Paz e Terra,1999.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. 7 reimpressão. São Paulo: Atlas, 2006.

GONÇALVES, M. C. da S.; SÍVERES, L. A Relevância da Pesquisa na Formação Inicial de Professores. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 22, n. 1, p. e7250, 2020. DOI: 10.18224/educ.v22i1.7250. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7250. Acesso em: 22 maio. 2021.

GONÇALVES, Maria Célia da Silva; GONÇALVES, Ailton de Souza. Impactos da inteligência artificial e das tecnologias de informação e comunicação sobre a atuação do professor de ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19. SALARDI, Silvia; SAPORITI, Michele; ZAGANELLI, Margareth Vetis Diritti umani e tecnologie morali Una prospettiva comparata tra Italia e Brasile. Milano: G. GIAPPICHELLI EDITORE–TORIN, p. 83-93, 2022.

LIBÂNEO, J. C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos/coordenação Selma Garrido Pimenta)

LÜCK, H. Gestão participativa na escola. Petrópolis. 8. ed., RJ: Vozes, 2010. Série Cadernos de Gestão.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

PARO. V. H. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2000 PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 3 ed. São Paulo: Ática, 2004.

PUIG, J. M. et al. Democracia e participação escolar: propostas de atividades. São Paulo: Moderna, 2000.

SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 33. ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2000. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo. V.5)

SILVA, Beatriz; GUIMARÃES, Laurentino; MACHADO, Manuel. Estilos de Liderança e Satisfação no Trabalho. Humanidades e tecnologia (FINOM), v. 28, n. 1, p. 323-354, 2021.

SILVA, Anny Francielle Teixeira; EVANGELISTA, Renata Alessandra; BUENO, Alexandre Assis. AC Os fatores do clima organizacional que afetam a satisfação dos trabalhadores do ensino superior público: uma revisão integrativa. ALTUS CIÊNCIA, v. 15, n. 15, p. 01-16, 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.